Sardinha é um dos pescados mais populares da região | Foto: Amanda Revesz / Agência Brasil

As principais lideranças do setor pesqueiro do país foram ao Rio de Janeiro na semana passada para o lançamento da 20ª edição da Semana do Pescado, evento nacional que conta com apoio de entidades de classe, grandes supermercados e restaurantes. O objetivo é incentivar o consumo de peixe, frutos do mar e derivados em todo Brasil, fortalecendo as atividades da pesca e da aquicultura.

A campanha vai até o dia 15 de setembro. O evento, realizado no Corcovado, contou com a participação do ministro da Pesca, André de Paula, e do secretário executivo de Pesca de Angra, Leandro Silva, que destacou a importância de criar condições para ampliar o consumo de pescado no estado. 

— O Rio lidera por anos a produção de sardinha e é um dos estados que contribui também na produção de outras espécies. É preciso que o nosso povo tenha acesso a esse alimento saudável. Em Angra essa tem sido a nossa luta por determinação do prefeito e do secretário Ferreti — destacou Leandro. 

Autoridades no lançamento da Semana do Pescado | Foto: Divulgação

De acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura, de 2023, das 860 mil toneladas produzidas pelo Brasil, 63,9% são tilápia. No entanto, o crescimento do mercado de espécies pangasius (de água doce) vem chamando a atenção. O consumo interno deste peixe em 2023 chegou a 28.407 toneladas, e a expectativa é que a espécie tenha potencial para gerar até R$ 500 milhões na cadeia produtiva.

Outra espécie de destaque no pescado brasileiro é a sardinha. O município de Angra é o maior produtor de sardinha do país. A prefeitura de Angra articula há anos, formas de fortalecer o setor pesqueiro e apoiar os pescadores do município. Na semana passada, a cidade recebeu visita da secretária nacional de Pesca, Flávia Fredou, na sede da cooperativa Propescar, no cais do Carmo. Na ocasião, cerca de 150 pescadores receberam carteiras profissionais, em um esforço para a emissão do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Para muitos é uma garantia a mais.

— Muitas vezes a gente ficava pescando preocupado, pela falta de habilitação. Mas hoje, estamos com nosso documento em mãos e podemos pescar tranquilos. É um sonho poder pescar sem preocupações e sem medos. É o que nossa comunidade precisava — afirmou o pescador artesanal Elcio da Conceição, em depoimento à prefeitura de Angra.

A secretaria de Agricultura e Pesca de Angra tem dado apoio à categoria na busca pela carteira profissional, que garante acesso a direitos previdenciários. O profissional que tiver dúvida pode se informar pelo telefone (24) 3377-1780 ou na sede da secretaria no calçadão Nelcyr Bittencourt Cabral, no Centro, ou ainda na sede da Propescar, no cais do Carmo.

O cadastramento nacional deve ser feito até 30 de setembro no Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP), nas categorias “Pescador Artesanal” ou “Pescador Industrial”. O preenchimento deve ser feito no Sistema Informatizado oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome