Moradores de vários bairros de Angra dos Reis passaram a manhã deste sábado, 2, ainda contando os estragos e limpando a sujeira causada pelo forte temporal que desabou sobre toda a cidade na noite desta sexta-feira de Carnaval, 1º. Como previsto pela meteorologia, o temporal começou por volta das 15h e durou quase 7 horas. Segundo a Defesa Civil de Angra, em menos uma hora, choveu quase 100 milímetros. Como resultado houve vários alagamentos, enxurradas nos morros e relatos de queda de barreiras, árvores e até de uma encosta, felizmente sem vítimas em todos os casos.

As equipes operacional e de engenharia da Defesa Civil trabalharam durante todo o temporal no atendimento à população. Em alguns casos foi necessário remover idosos e crianças de áreas atingidas, levando-os para locais seguros. O primeiro disparo de mensagens do órgão com informações à população ocorreu por volta das 18h, quando a

chuva já estava forte. Em seguida, foram enviadas mensagens de orientação para 14 bairros da cidade incluindo, Banqueta, Lambicada, Jacuecanga, Camorim, Encruzo da Enseada, Japuíba e Vila Nova. Quatro sirenes chegaram a ser acionadas no Camorim, Lambicada e duas no Camorim Pequeno. Estes alarmes servem para que a população fique alerta e procure um lugar seguro para se abrigar. Sete pontos de apoio chegaram a ser abertos mas não houve procura. Para o dia de hoje permanece o alerta de chuva forte, então quem mora em área de risco ou suscetível a alagamentos deve permanecer em estado de alerta.

Enxurradas — Nas redes sociais, a população relatou diversas enxurradas nos morros do Centro e em outras áreas. Na Lambicada a chuva forte arrastou móveis e até uma bicicleta

para o meio da rodovia Rio-Santos (BR-101). O rio que passa pelo Camorim transbordou, subindo mais de um metro e meio. Moradores relatam que nunca presenciaram uma inundação assim. Na Grande Japuíba também houve alagamentos em dezenas de casas.

Na Banqueta uma encosta deslizou e bloqueou o único acesso ao bairro. Três ônibus ficaram retidos no bairro mas não foram atingidos. Parte da via já foi desobstruída e o tráfego está em meia pista em alguns pontos. Já na estrada Angra-Barra Mansa (RJ-155), um bloco de rocha rolou na altura do primeiro túnel, já no distrito de Lídice, em Rio Claro.

Alertas — Para receber as mensagens por SMS da Defesa Civil com orientações, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP de sua residência. Em caso de qualquer situação de emergência, a população pode fazer contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (24) 3365-4588.

Fotos: Divulgação/Defesa Civil Angra

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome