Hospital da Japuíba é a principal unidade de saúde do SUS em Angra | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A secretaria de Saúde de Angra dos Reis deu início nesta quarta-feira, 8, a um Mutirão de Vasectomia no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). Durante todo o mês, as equipes médicas realizarão 60 cirurgias em parceria com o Governo do Estado, através do Programa Opera RJ. No primeiro dia de atendimento, 20 homens já passaram pelo procedimento na unidade. O principal objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera por vasectomias na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Glauco Fonseca, disse que há um compromisso em oferecer um serviço de alta qualidade e humanizado aos pacientes submetidos às cirurgias no Hospital. A realização do mutirão em novembro, mês de conscientização sobre as doenças masculinas, também visa alertar aos homens para a importância dos cuidados com a saúde.

O procedimento de vasectomia é seguro, rápido e leva menos de 20 minutos. Após a cirurgia, os pacientes são liberados. O agendamento das cirurgias segue a ordem de entrada dos pacientes na lista de espera do HMJ, após consulta clínica na rede pública.

Robson Peixoto Francisco, 47, morador da Japuíba, disse que o procedimento é importante tanto para sua saúde quanto para a de sua esposa. Ele optou por realizar a vasectomia, dada a simplicidade e praticidade da cirurgia, especialmente porque já têm três filhos. Em depoimento à equipe de comunicação da prefeitura de Angra, Robson elogiou o acolhimento e a atenção da equipe do HMJ, enfatizando que a cirurgia transcorreu bem.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.