Novas instalações ficam na avenida principal do Parque Mambucaba | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A prefeitura de Angra entregou à população na quarta-feira, 3, o novo complexo de saúde do Parque Mambucaba com a meta de integrar vários serviços de cuidados médicos. O espaço inclui uma Clínica da Família com seis módulos de Estratégia da Família (ESF’s), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, um ambulatório médico de especialidades e uma farmácia que funcionará 24 horas e oferece medicamentos gratuitos.

De acordo com a secretaria de Saúde, o complexo poderá realizar mais de 500 atendimentos diários e beneficia aproximadamente 45 mil pessoas que residem na região. O investimento foi de R$ 5,3 milhões, sendo que a maior parte (R$ 4,9 milhões) foi viabilizada em convênio do município com a Eletronuclear, no âmbito das contrapartidas sociais da usina Angra 3.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Fernando Jordão (MDB) expressou satisfação em entregar a unidade, afirmando que a prefeitura trabalhar para promover a saúde e a qualidade de vida dos angrenses. Segundo Fernando, o complexo em Mambucaba possui tomógrafo, radiografia e todos os meios necessários para atender a população.

O secretário de Saúde, Rodrigo Ramos, ressaltou que a entrega do complexo de saúde do Parque Mambucaba representa um avanço significativo na saúde pública de Angra, em especial na região. O secretário também anunciou ações e serviços que entrarão em funcionamento nos próximos dias. 

— A partir do dia 14, instalaremos um aparelho de eletroencefalograma na unidade, atendendo a uma reivindicação da população. Aos poucos, planejamos trazer mais profissionais e especialidades para atender a comunidade. Atualmente, estamos em processo de instalação do tomógrafo, eliminando a necessidade das pessoas se deslocarem até o Hospital Municipal da Japuíba ou ao Hospital Maternidade de Angra, no Centro.

A prefeitura afirma que mais de 200 profissionais de saúde vão trabalhar no local, que tem capacidade para realizar 20 mil atendimentos por mês. Na Clínica da Família e nos módulos de ESF’s, serão 14 consultórios, com atendimento médico, odontológico, sala de vacina e exames de rotina, como pré-natal e avaliação de diabetes e pressão alta, entre outros.

A UPA funcionará 24 horas todos os dias com oito leitos de internação temporária, exames de imagem como radiografia e tomografia, atendimento pediátrico e farmacêutico com medicação gratuita. no ambulatório, a população poderá realizar pequenas cirurgias com anestesia local e ter acesso a consultas em especialidades como dermatologia, pediatria, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, psicologia e fonoaudiologia. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.