No próximo sábado, 4, Angra dos Reis e Paraty terão um reforço relacionado à campanha de vacinação contra a influenza, uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar ao óbito. Na data em questão acontece o Dia D da influenza, com várias unidades de saúde dos municípios oferecendo a vacinação, de forma gratuita, pensando no público que durante a semana costuma não ter tempo para receber a dose da vacina.

Em Angra, as unidades de saúde estarão funcionando das 9h às 16h, na intenção de conseguir cumprir a meta de pessoas vacinadas durante toda a campanha, de 50 mil. Em Paraty, os postos de saúde atenderão das 8h às 17h, com o objetivo de vacinar 12 mil pessoas – a campanha nacional vai até o dia 31 deste mês, tendo sido iniciada no dia 10 de abril.

Além de indivíduos com 60 anos ou mais, devem ser vacinadas as crianças numa faixa etária que vai dos seis meses de vida aos menores de seis anos – cinco anos, 11 meses e 29 dias –, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto –, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, indígenas e grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, assim como aqueles em condições clínicas especiais – com prescrição médica.

 

 

Transmissão

 

A transmissão da Influenza ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou por meio de mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e da intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias.

 

Sintomas

 

O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias, e os sinais e sintomas da doença são muito variáveis. Ela podendo ser caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza.

 

Dicas de prevenção

 

  • evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;

 

  • lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;

 

  • manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água;

 

  • não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;

 

  • evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

 

 

 

Foto: Eduardo Svezia / SAÚDE é Vital

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome