Convento do Carmo, no Centro de Angra, começou a ser construído há mais de 400 anos | Foto: Reprodução

6 de janeiro não é apenas o dia dos Santos Reis, em que a tradição cristã católica lembra a visita de Reis Magos ao menino Jesus na manjedoura. É dia também do aniversário de uma das cidades mais antigas do Brasil: Angra dos Reis.

Em 1502, nas primeiras expedições após o ‘descobrimento’ do Brasil, o navegador português Gonçalo Coelho chegou à região que batizou em homenagem ao santo do dia. A expressão ‘angra’ referia-se a um local seguro, abrigado, pontilhado de ilhas paradisíacas, montanhas, rios e florestas, além de um mar profundamente azul. Um paraíso, como escreveria depois outro navegador, Américo Vespúcio, em carta endereçada a Pero Vaz de Caminha.

A festa por este passado histórico e o presente tão desafiador tem seu ponto de auge exatamente no dia de Reis (6 de janeiro), feriado municipal. Confira a programação organizada pela prefeitura angrense:

Dia 5 de janeiro | Sexta-feira
20h – Corrida de Santos Reis
Largada na praça Zumbi dos Palmares

23h30 – Show com Mumuzinho
Praia do Anil

23h – Apresentação das Pastorinhas
23h30 – Folia de Reis
Praça Nilo Peçanha – sede do Governo Municipal

Dia 6 de janeiro | Sábado
0h – Corte do bolo e queima de fogos
8h – Café da manhã coletivo
Praça Nilo Peçanha – sede do Governo Municipal

10h – Missa Solene
Igreja Matriz | Centro

23h – Show Barões da Pisadinha | Praia do Anil

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.