Datada do século XVIII, obra recebeu último restauro em 1989 | Foto: Divulgação/PMAR

A Irmandade do Glorioso São Benedito e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Centro da cidade, iniciaram no último domingo, 10, o calendário de festejos em homenagem a São Benedito, cuja devoção popular já o elevou à categoria de ‘padroeiro’ informal da cidade de Angra dos Reis.

O primeiro evento da programação é o levantamento do mastro que este ano tem como juízes o casal de jornalistas Fernanda Camargo e Wagner Rodrigues (foto). No quadro erguem-se os quadros de Nossa Senhora do Rosário e do Glorioso São Benedito, ambos no largo da Igreja Matriz. O momento abre praticamente os festejos, que irão até o feriado municipal de segunda-feira após a Páscoa (dia 18).

— Manter viva esta tradição é homenagear os fundadores da venerável Irmandade, que há 370 anos surgiu com o objetivo de celebrar São Benedito e tinha o seu caráter abolicionista, onde conseguia recursos para a libertação dos escravizados. É preciso continuar com a atividade religiosa e unir forças para manutenção e preservação da Irmandade do Glorioso São Benedito, patrimônio de nossa cidade — defendeu a juíza do mastro, Fernanda Camargo.

O ponto alto da festa ao Glorioso São Benedito será na segunda-feira, 18, quando a alvorada anunciará que é dia de celebrar o patrono da cidade. Uma missa solene será presidida bispo da diocese de Itaguaí, Dom Ubiratan Lopes, às 10h, na Igreja Matriz. A procissão centenária ocorre às 17h, com saída do largo da igreja e em seu tradicional percurso. Há dois anos o evento não ocorre em virtude da pandemia.

O casal festeiro de São Benedito é Carlos Corrêa e Maria da Luz; sendo que a festa foi idealizada e organizada por Luís Felipe Cipriano Marques e Victor Soares. A Irmandade do Glorioso São Benedito tem como provedor Rosinei da Costa Pereira que, neste ano, comemora o jubileu de 370 anos da instituição em Angra dos Reis.

PROGRAMAÇÃO (18/4) – Dia da Festa do Glorioso São Benedito
6h – Alvorada Festiva com foguetes, repique de sinos, banda de música e congadas que juntas percorrerão a cidade anunciado o grande dia
6h30 – Café da Manhã no Clube Comercial
7h – Santa Missa em intenção e sufrágio pela alma dos irmãos (as) falecidos e benfeitores (as) da Irmandade na Igreja Matriz
9h30 – Apresentação da Banda do Colégio Naval
10h – Santa Missa solene presidida pelo bispo Dom José Ubiratan Lopes, concelebrada pelos sacerdotes convidados
12h – Tradicional almoço e corte do bolo no colégio CEAV
16h – Santa Missa festiva e de ação de graças na Igreja Matriz
16h30 – Hora Santa na Igreja de Santa Luzia
17h – Sairá da Igreja Matriz a tradicional Procissão para percorrer as ruas da cidade

Fotos: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/andrei-lara-anuncia-restauracao-de-embarcacao-historica-em-angra/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome