Parceria trará economia ao município, promete o secretário Ferreti | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis assinou na sexta-feira, 9, o contrato da parceria público-privada que tornará possível a construção do futuro Centro Administrativo Sustentável (smart building), a sede do governo municipal. O edifício abrigará parte significativa da estrutura da prefeitura de Angra e ficará pronto em até 2 anos. A economia anual prevista com despesas de aluguel, telefonia, energia, transporte e aluguéis será de R$ 12 milhões.

— O novo Centro Administrativo Sustentável terá modelagem moderna, eficiente e inteligente e é fruto de muito planejamento e competência da equipe da prefeitura de Angra. Seremos exemplo para todo o Brasil com este edifício tecnológico que proporcionará melhores condições de trabalho para servidores, conforto e mais agilidade nos serviços prestados à população de Angra — comentou o prefeito Fernando Jordão (PL).

Além do prefeito, estiveram presentes na cerimônia de assinatura do contrato o secretário de Governo, Cláudio Ferreti, outros secretários, representantes do consórcio vencedor da PPP, vereadores e convidados.

O consórcio vencedor da concorrência pública, chamado de Entelm foi o único participante do leilão realizado em setembro de 2023 na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O grupo fez a única proposta válida, no valor mensal de R$ 2,1 milhões.

O novo edifício será construído no Centro, entre o teatro municipal e o antigo fórum, numa área pública com aproximadamente 16 mil m². Cerca de mil funcionários públicos do governo municipal trabalharão no local. De acordo com os estudos da secretaria de Planejamento e Parcerias, o espaço é um avanço importante para a gestão pública municipal, ao congregar todo o efetivo administrativo da prefeitura de Angra.

— O resultado disso serão políticas públicas mais eficientes e um maior sentimento de pertencimento aos nossos servidores — acredita o secretário de Governo, Ferreti.

Formada por três empresas (Entec Empreendimentos, Construtora Elo e LM Empreendimentos), a parceria público-privada também fará a manutenção do empreendimento, que será construído com o conceito de edifício inteligente. A concessão terá prazo de 30 anos. Como contrapartida, a Entelm poderá explorar comercialmente o novo centro administrativo, com a construção de lojas e restaurantes em um espaço disponível de mais de 2.000 m².

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.