Iniciativa beneficia apenas jovens residentes em Angra dos Reis | Foto: Divulgação/PMAR

A prefeitura de Angra abriu esta semana ao menos 200 vagas para jovens, com idades entre 16 a 25 anos, residentes em Angra, para ações de formação profissional e preparação ao mercado de trabalho por meio da iniciativa ‘Minha Oportunidade Pro’, um projeto da secretaria Executiva da Juventude que prevê ainda o pagamento de um auxílio financeiro mensal de R$ 600, enquanto o jovem estiver na atividade.

As inscrições estão abertas até o dia 25 de março por este link e tem parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A novidade é que este ano o programa expande sua colaboração ao incluir o Senai, que disponibilizará os cursos profissionalizantes.

Os participantes do programa terão uma carga horária semanal de 20 horas ao longo de um ano, divididas entre atividades práticas e teóricas. As atividades serão realizadas tanto na prefeitura, em alguma secretaria ou departamento, quanto nos locais dos cursos oferecidos pelo Senai e o CIEE. Os cursos acontecerão na Jacuecanga, Parque Mambucaba, na Casa da Juventude (Centro) e na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

Pelo Senai, serão oferecidos cinco cursos: mecânico de motores de ciclo Otto (Jacuecanga), assistente administrativo (Jacuecanga e Vila do Abraão), instalador de sistemas de drywall (Jacuecanga e Parque Mambucaba), pintor de edificações (Parque Mambucaba e Abraão) e produtor de conteúdo para YouTube (Jacuecanga). A jornada será distribuída em três dias de trabalho de 4 horas nas secretarias e dois dias de curso de 4 horas cada.

— Este programa, com as parcerias com Senai e CIEE, proporcionará habilidades em diversas áreas importantes para o mercado de trabalho. Os participantes receberão auxílio financeiro, com seleção baseada em critérios socioeconômicos. É uma oportunidade imperdível de capacitação e desenvolvimento. Estamos ansiosos pelo impacto positivo que ele irá gerar na vida de cada jovem participante — comentou o secretário de Governo, Cláudio Ferreti.

Nos primeiros seis meses, metade dos alunos participará dos cursos do Senai, enquanto a outra metade seguirá em oficinas oferecidas pelo CIEE. Após esse período, haverá uma inversão dos grupos.

Para se candidatar à bolsa mensal, é necessário não possuir registros na carteira de trabalho e ser beneficiário de algum programa social do governo.

Após a realização da inscrição online, por meio do link, no site da prefeitura de Angra, os documentos apresentados pelos candidatos passarão por uma análise e classificação baseada em critérios socioeconômicos. Esse processo seletivo e de recrutamento estará sob a responsabilidade do CIEE.

A chamada para os candidatos pré-selecionados para a entrevista ocorrerá no dia 3 de abril, no Estádio Municipal, onde receberão orientações sobre o programa e os procedimentos para a etapa de entrevista socioeconômica. Aqueles que forem selecionados nesta fase serão submetidos a uma entrevista socioeconômica detalhada para a avaliação final. Os CRAS do município e a Casa da Juventude funcionarão como rede de apoio para as inscrições online.

Mais informações sobre o programa estão no Boletim Oficial nº 1.857.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.