Moradores estão recebendo donativos e alimentos para reorganizarem a vida após o temporal | Foto: Luis Lara/PMAR

Praticamente uma semana depois da chuva forte que alagou e destruiu casas no Bracuí, em Angra, a prefeitura ainda mantém abrigadas, 25 pessoas atingidas. Desde o início do temporal, na sexta-feira, 8, mais de 400 pessoas foram atendidas em dois abrigos. A volta para a casa começou apenas na terça-feira, 12.

Desde o dia do temporal também, voluntários e funcionários da prefeitura angrense atuam diariamente no local. Na quinta-feira, 14, uma equipe da secretaria de Desenvolvimento Regional e de Serviço Público se concentraram na região do Quilombo do Bracuí, atuando na remoção de lama e vegetação levadas pela enchente. A operação de limpeza continua e conta com dois caminhões vacol, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira.

Além disso, município e o Instituto do Ambiente do Estado (Inea/RJ), realizam trabalhos de desassoreamento do rio Bracuí e de córregos. A equipe também está concentrada na desobstrução e subsequente limpeza de ruas, incluindo a remoção de entulhos e a lavagem.

Nesta sexta-feira, 15, será concluído o cadastramento dos moradores afetados pela chuva, que acontece no Cemei Júlia Moreira da Silva, na rua 3 Amigos e no Quilombo Santa Rita. O cadastramento viabiliza a distribuição de kits de limpeza, kits higiênicos e cestas básicas e é fundamental para a apuração dos futuros beneficiários do Cartão Recomeçar, um auxílio no valor de R$ 3 mil para a aquisição de materiais de construção, eletrodomésticos e móveis.

Doações para as famílias afetadas podem ser realizadas das 9h às 17h no Arquivo Central da prefeitura (alameda coronel Otávio Brasil, 253-B, Balneário) e no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Frade (rua Silva Travassos, 288). O Bem-Estar Animal está recolhendo doação de ração, medicamentos e remédios antipulga e carrapato para os animais afetados. A Superintendência está localizada na praça Marquês de Tamandaré, no Centro, e o contato pode ser feito pelo WhatsApp (24) 99827-5209.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.