Damião da Silva e Solange Mariano foram os campeões da corrida dos Santos Reis, competição que abre o calendário esportivo de Angra dos Reis e comemora o aniversário da cidade. Em sua 33ª edição, a prova de 5 km aconteceu na noite da última sexta-feira, 5, com largada e chegada na praça Zumbi dos Palmares, no Centro. A corrida deste ano, aliás, teve o número recorde de 899 competidores.
As mulheres foram maioria, com sete competidoras a mais que os homens (453 a 446). No geral masculino Damião da Silva, oriundo de Barra Mansa e inscrito pela equipe Coração de Aço, de Volta Redonda, conquistou o tricampeonato com o tempo de 14min56seg, superando o tempo que havia feito no ano passado, que foi de 16min10seg. Damião diminuiu o seu tempo em 1min56seg.
Na segunda colocação ficou o atleta de Mangaratiba, Almir Fontella, com o tempo de 16min10seg. Em terceiro lugar chegou o corredor Alessandro Inácio, de Angra, com o tempo de 16min24seg. Aliás, se repetiu em 2024 o pódio nas três primeiras colocações que foi registrado no ano passado, com Damião da Silva, Almir Fontella e Alessandro Inácio. Em quarto lugar chegou José Ferreira de Souza, mais conhecido como o ‘Raio’, com o tempo de 16min35seg, e na quinta colocação ficou, o também atleta de Angra, João Paulo Souza, com o tempo de 16min45seg.
No geral feminino, mais uma vez deu Solange Mariano (foto destaque). A atleta de Angra bateu o seu recorde na prova de 5 km, superando o seu tempo em inúmeras participações na corrida. Solange cruzou a linha de chegada com o tempo de 18min11seg. No ano passado ela havia completado os 5 km com 18min48seg. Foram 37 segundos a menos. Em segundo lugar ficou mais uma vez a atleta, também de Angra, Gilvania Nóbrega, da equipe Desbravadores, que completou a prova em 19min55seg. Ela também bateu recorde em suas participações na corrida dos Santos Reis, pois no ano passado havia concluído a prova em 20min31seg. Neste ano, Gilvania Nóbrega diminuiu o seu tempo em 36 segundos.
Completando o pódio feminino, na terceira colocação chegou Valdilene Ribeiro, da equipe Viva Mais Runners, com o tempo de 20min37seg. Na quarta colocação ficou Edna da Silva Rodrigues, da equipe Atletismo WS, com o tempo de 20min45seg, e na quinta colocação ficou Luana Morais Barros, da equipe AFFA, com o tempo de 21min02seg.
(*) Com informações apuradas pelo jornalista Beto Carmona.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.