A Associação Brasileira de Flautistas (Abraf) promove no próximo final de semana, ente os dias 28 de junho e 1º de julho, o XIX Festival Internacional de Flautistas, em Paraty. Fundada em 1994, a associação tem 29 anos e reúne flautistas brasileiros e internacionais, incentivando o estudo da flauta por meio de festivais, encontros, concursos, cursos, recitais, masterclasses e concertos.
O Festival Internacional de Flautistas acontece há mais de três décadas, e já teve sua sede em diversas cidades. O primeiro festival da Associação Brasileira de Flautistas aconteceu em 1995, na cidade do Rio de Janeiro. De lá para cá, já foram dezoito edições, sempre reunindo artistas, estudantes e apaixonados pela música e pela flauta.
Além das tradicionais aulas master class, com conceituados flautistas brasileiros e internacionais, haverá oficinas destinadas à música popular contemplando o choro e o pífano, além da presença de luthiers de bocais e comerciantes de flautas.
A Orquestra de Flautas da Abraf fará apresentações e haverá a participação do Quarteto de Flautas da Bahia que fará a abertura do Festival. Neste encontro acontecerá ainda a XIII edição do Evento Científico da Abraf, com palestras, workshops e apresentações de trabalhos de todo o Brasil e o tema ‘Pesquisa, performance e ensino da flauta transversal: integrando tempos e espaços’.
— Paraty viverá quatro dias intensos com muita música na Casa da Cultura, Igrejas, cafés e na rua — prevê a organização do evento.
Todas as informações sobre o festival, como participar, estão no site da Associação. Já a programação completa você confere aqui.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.