Hospital da Japuíba é a principal unidade de saúde do SUS em Angra | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis afirma, por meio da secretaria de Saúde local, que só em 2023 já fez mais de 590 mil procedimentos médicos na rede de assistência em saúde pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados foram coletados a partir de janeiro, junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), organismo da própria secretaria.

O levantamento atesta também que pelo menos 84% dos moradores de Angra são atendidos pelo SUS na rede pública, o que chega a mais de 176 mil usuários. Atualmente no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais de 70% da população é atendida pelo SUS.
Comparando-se o número de procedimentos com o de usuários, em média cada usuário da saúde pública foi atendido ao menos 3,4 vezes nos últimos meses, o que inclui procedimentos como a consulta em si, exames e eventualmente internações e cirurgias.

— Ao ver a evolução dos números da saúde de Angra, posso afirmar que o município conta com os melhores profissionais do Rio. Só alcançamos estes números por causa da dedicação de todos que fazem parte do sistema de saúde — afirma o secretário municipal de Saúde, Glauco Fonseca.

Entre os serviços em destaques na saúde de Angra, além do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), está a UPA Infantil Agda Maria, que atende a dezenas de situações de emergência pediátrica. Desde sua fundação em 2017, mais de 360 mil atendimentos já foram realizados. Em 2023, entre os meses de março e abril, quando demanda é maior em decorrência dos casos de gripe, a unidade manteve uma média de 300 atendimentos por dia, totalizando mais de 25 mil consultas anualmente.

— Volto a destacar o trabalho de todos os nossos profissionais que são fundamentais para a qualidade da saúde angrense. Na UPA, todos os dias contamos com 4 médicos que ficam disponíveis para o atendimento das crianças, tanto nos consultórios quanto nas outras salas da unidade, como a sala vermelha ou amarela, por exemplo — comenta o secretário. 

O Sistema Único de Saúde de Angra conta com uma ouvidoria para queixas e sugestões pelos telefones (24) 3364-4844 e (24) 3365-2803. O usuário também pode preencher um formulário online no site oficial da prefeitura de Angra.

(*) Publicado antes na edição impressa (nº 394).

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome