No estado do Rio de Janeiro, que tem 92 municípios, somente 100 vereadores são mulheres. Por conta disso, políticas públicas voltadas ao sexo feminino acabam não sendo prioridade. Para tentar resolver esse problema, vereadoras das câmaras do noroeste do estado organizaram uma comissão com o intuito de fundar uma Associação das Mulheres Vereadoras do Estado do Rio de Janeiro. Já aconteceram dois encontros do grupo, e o terceiro será em Angra dos Reis, neste mês, organizado pela vereadora Titi Brasil (MDB).

Além dos encontros, as parlamentares fazem visitas a instituições que realizam trabalhos sociais. Na última semana, a comitiva com sete vereadoras de diversos municípios do estado visitou o setor de oncologia do Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. Além de doarem lenços da cor rosa às pacientes, levaram amor e carinho àqueles que lutam contra o câncer.

– Quando nos conhecemos em uma discussão sobre políticas públicas voltadas às mulheres, em um evento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, imediatamente me identifiquei com a ideologia das vereadoras Vanderleia, de Pádua, e Leila Velasco, de Cambuci, que são presidente e vice-presidente da comissão. As reuniões, até então restritas ao noroeste do estado, passaram a abranger outras regiões. No encontro de Angra, promovido pelo meu gabinete, com apoio dos gabinetes das vereadoras Jane Veiga e Luciana Valverde, já estão confirmadas parlamentares de Volta Redonda, Vassouras e Niterói – explica a vereadora Titi Brasil.

O terceiro encontro da comissão de vereadoras está marcado para sexta-feira, 26 de abril, e será realizado no Plenário Presidente Benedito Adelino, em Angra.

 

 

Foto: divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome