O trailer de castração de animais conhecido como PetMóvel, parte integrante de um projeto criado pela prefeitura de Mangaratiba, começa a atender oficialmente a partir de segunda-feira, 12, às 8h. Mesmo assim, nesta sexta-feira, 9, alguns atendimentos foram efetuados no bairro Cachoeira I, em Muriqui, na intenção de colocar em prática algumas correções referentes aos projeto.

O coordenador do PetMóvel, Osmar Zoffoli, explicou que os atendimentos desta sexta foram necessários à reparação de detalhes, para que o programa funcione com força total na semana que vem. Um atendimento efetuado hoje foi urgente: um cão, atropelado na Rodovia Rio-Santos, recebeu os atendimentos emergenciais no próprio trailer.

– Hoje somos o único município do Rio de Janeiro habilitado pelo Conselho de Medicina Veterinária a realizar esse tipo de procedimento. É um programa importantíssimo tanto para os animais quanto para os moradores, já que se trata de um caso de saúde pública – afirmou o coordenador do PetMóvel.

O veterinário responsável pelo programa, Alex Heringer, informa que as cirurgias de castração não causam dores aos animais. O procedimento começa com relaxante muscular e, em seguida, anestesia. A operação leva cerca de dez minutos. Da chegada do animal – que passa por um cadastro e avaliação – até a entrega aos donos, leva cerca de 40 minutos. Ainda de acordo com Heringer, uma castração em uma clínica custa cerca de R$ 400, 00.

A unidade móvel vai percorrer toda a cidade, com os atendimentos sendo realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras. O primeiro dia é voltado ao cadastro e avaliação do animal. Os demais são para as castrações. Segundo o coordenador Osmar, a unidade vai realizar pelo menos dez procedimentos por dia.

Para o animal ser atendido, o proprietário deve apresentar RG, comprovante de residência, CPF, cartão do SUS e comprovante de vacinação do animal. O atendimento é por ordem de chegada. O atendimento começa às 8h. Cães e gatos de rua também podem ser atendidos desde que a pessoa se responsabilize pelos cuidados – principalmente pós-cirúrgicos.

 

Fotos: divulgação / prefeitura de Mangaratiba

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome