A prefeitura de Volta Redonda capacitou um grupo de mais 150 jovens que cumprem medidas socioeducativas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), unidade estadual que funciona na cidade. A entrega de certificados dos cursos coordenados pela Fundação Beatriz Gama (FBG) foi sexta-feira, 26, no Roma. Os menores foram capacitados em elétrica predial, barbearia e informática básica, cursos ministrados por professores da FBG. Todos os alunos receberam certificados.

O presidente da Fundação, Davi Silva, lembrou que a Fundação tem como missão oferecer oportunidades aos jovens.

— Uma profissão gera um emprego que pode mudar a vida das pessoas, fazer as famílias avançar e conquistar uma vida melhor no dia a dia. A Fundação está aberta nas parcerias com o Estado, é importante esta união para que as coisas boas aconteçam, preparando novas oportunidades no mercado de trabalho — disse.

Já o diretor do Degase, Klein Duarte, disse que a parceria com a prefeitura na formação destes jovens que estão cumprindo as medidas socioeducativas determinadas pelo Poder Judiciário é importantíssima para que estes adolescentes possam cumprir seu tempo de internação de forma mais qualificada. Os jovens passam por uma reavaliação de 6 em 6 meses.

— O Degase em Volta Redonda há mais de 10 anos tem uma parceria com a Fundação Beatriz Gama. O governo atual reforçou esta parceria e aumentou os cursos profissionalizantes oferecidos aos adolescentes em situação de educandos. O Cense Volta Redonda, com a coordenação regional do Departamento, só tem a agradecer ao prefeito pela intensidade e a diligência na consecução destes cursos profissionalizantes — enfatizou.

Representantes de três igrejas estavam presentes ao evento e citaram exemplos bíblicos de superação com a fé e exaltaram os jovens a não desperdiçarem as oportunidades que estão recebendo com a capacitação profissional.

— É muito importante para eles, jovens, aprender os cursos da Fundação porque jovens não podem ficar sem perspectivas de futuro na vida — afirmou Elisa Ferreira, que representou a comunidade católica de Siderópolis, Conforto e Aterrado.

O bispo José Carlos Júnior, da Missão Betesda, assegurou que “os jovens receberam uma grande oportunidade para fazer a escolha certa, para vencer as incertezas e as dificuldades da vida”. A mãe de um dos alunos, Maria Xavier, 52, estava feliz com a formação do filho Douglas, que fez os três cursos oferecidos pela Fundação. O jovem Lucas fez o agradecimento aos professores em nome dos formandos. No final, uma comemoração com bolo, suco e canjiquinha foi servidos aos pais, alunos, e convidados.

— Vocês são jovens e estão tendo uma grande oportunidade em aprender e fazer a escolha correta. Nos últimos três anos, cerca de 1000 jovens do Degase puderam fazer os cursos oferecidos nesta parceria com a prefeitura e mudar de vida. Todos sairão formados, com um certificado, uma profissão e chances maiores na vida — acredita o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PSDB).

Fotos: Divulgação / PMVR 

Gostou deste texto? Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome