Sem sequer contrariar nenhuma das tendências apocalípticas que se avizinham há anos para este mercado, a venda de jornais no Brasil cresceu em 2011, pelo segundo ano consecutivo. O crescimento dessa vez foi um pouco mais expressivo que os 2,3% de 2010 e alcançou os 3,5%. Os dados são do IVC, o Instituto Verificador de Circulação, órgão que controla a distribuição dos jornais no país, ao qual os grandes e médios veículos são filiados.

Os dados do IVC são ainda mais animadores para aqueles que, como eu, adoram o cheiro da tinta e do papel jornal. Afinal de contas, entre 2008 e 2009, os jornais tiveram uma queda brusca de vendas, efeito da crise internacional e frustrando a expectativa de um mercado que vinha crescendo a galopes entre os anos de 2004 a 2007, quando a expansão chegou a 13,5%. Outro dado importante é que, diferente de 2007, nos últimos anos o número de novos jornais lançados no mercado têm tido queda ou redução e não influenciam nos dados, comprovando que os jornalões resistem à Internet e às novas mídias.

Entre os jornais com mais crescimento, destaque para o jornal ‘Daqui’, de Goiânia (GO), com subida de 68% no número de exemplares vendidos. Outro que cresceu em vendas foi o ‘Dez Minutos’, de Manaus (AM). Ambos são jornais em formato tabloide (idêntico ao Tribuna Livre), um tamanho que agrada ao leitor. O jornal mais vendido do país continua sendo o ‘Super Notícia’, de Belo Horizonte (MG), outro jornal chamado de popular, por não possuir conteúdo muito analítico.

No Rio de Janeiro, ‘O Globo’ lidera as vendas, com média diária de 262 mil exemplares e crescimento de 0,6% em um ano. Depois vêm o ‘Extra’, também da família Marinho, com 238 mil exemplares vendidos por dia e crescimento de 0,1%. Entre os 12 títulos mais vendidos do país, o ‘Meia Hora’ fecha a lista dos cariocas, mas em 2011 perdeu força, com queda de 5,2% nas bancas e média diária de venda de 157 mil exemplares.

Há que se registrar que ‘O Globo’ é soberano no Rio pela ausência de concorrentes à altura após o ocaso do ‘Jornal do Brasil’. ‘O Dia’, embora com grande penetração no interior do Estado, não faz frente ao concorrente e possui linha editorial diferenciada. Entre os grandes do país, ‘O Globo’ perde em circulação apenas para a ‘Folha de SP’ e vence o direitão ‘Estado de SP’, que apesar disso, entre os grandes foi o que teve mais expansão no ano passado, com alta de 7,5% nas vendas em banca.

Fiz questão de registrar estes dados porque, muito embora distantes do mercado do interior, estes resultados apontam a tendência do leitor de não abandonar os jornais impressos, o que vale, claro para publicações como o Tribuna Livre que, mesmo jovens, continuam apostando na fidelidade de seus leitores e anunciantes.

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