Encontro de ceramistas em Paraty chega à sua 16ª edição | Foto: Reprodução

A cidade de Paraty sediará mais uma edição do Encontro de Ceramistas que este ano terá como tema ‘Cerâmica: uma profusão de linguagens’. Em sua 16ª edição, o evento será entre os dias 22 de março a 4 de abril, com programação no Sesc, na Livraria das Marés e na Fazenda Bananal. A cerimônia de abertura será na Livraria das Marés, às 18h.

Entre palestras, shows e exposições, moradores e visitantes poderão conhecer diferentes linguagens artísticas presentes no barro, assim como vivenciar a prática com ceramistas brasileiros e estrangeiros. Com exceção da Fazenda Bananal, dependente de inscrições prévias, os demais espaços serão abertos, gratuitos, mas com vagas limitadas. O evento entrou na agenda de Paraty na década de 1970, pelas mãos do paratiense Dalcir Ramiro, que incentivava trocas artísticas com as paneleiras populares da cidade de Cunha (SP).

A curadora do evento este ano, Luciana Marsilio, atuante na área há 27 anos, reforçou a possibilidade de intercâmbio entre os escultores, lembrando que Paraty tem 50 ceramistas e mais de 40 fornos funcionando o ano inteiro.

— Nós temos um polo de cerâmica na cidade e ouvimos bastante os ceramistas daqui, quem eles querem que venha. Tem essa escuta. Em 2011 nós éramos só oito ceramistas em Paraty. Antes disso não tinha nenhum — recorda ela.

A produção cerâmica no município começou pelas mãos de Dalcir Ramiro, muito influenciado pelas peças utilitárias trazidas de Cunha há cerca de 50 anos. Ela conta que duas mulheres de Cunha, dona Anúncia e Dita Olímpia, o influenciaram para a técnica da cerâmica de forma artística.

Fazem parte da programação Rosamar Corcuera, artista peruana conhecida por seu universo artístico fantasioso; João Aguiar, ceramista reconhecido pela fusão entre tradições cerâmicas brasileiras e italianas; Lu Chiata, que vai compartilhar a paixão pela arte do barro ao lado de Marcia Umbelino, profissional residente de Paraty.

Também terá a idealizadora do ‘Salão Ceramistas do Brasil’, Cibele Nakamura; Mario Pitangui, escultor, e o Duo Percurssão, com Gustavo Surian e participações do idealizador do Encontro Dalcir Ramiro e da curadora Luciana Marsilio.

A programação completa do evento e as inscrições podem ser feitas no perfil ‘Encontro Ceramistas Paraty’ nas redes sociais, neste link.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.