Visita avaliou atendimentos e o estoque de medicamentos no almoxarifado | Foto: Divulgação/PMAR

A fim de checar as condições de estrutura e atendimento de unidades de saúde públicas da cidade, os secretários municipais de Governo e Saúde de Angra, Cláudio Ferreti e Glauco Fonseca, fizeram visitas e vistoria em três unidades de assistência do município. Na segunda-feira, 24, os dois estiveram no Centro de Especialidades Médicas do Centro (CEM), na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e na Central de Abastecimento de Insumos (CAI), esta última considerada o almoxarifado central da saúde. A dupla conversou com usuários e com profissionais do sistema de atendimento.

— O objetivo da visita é ver a saúde na ponta. Verificar se os insumos estão chegando nos postos de saúde e se a prefeitura está fazendo um trabalho que realmente atenda à população, checando isso tanto com a população, quanto com os profissionais da área — explicou o secretário de Governo, Cláudio Ferreti.

Depois de passarem pelo CEM Centro e pela CAF, os dois estiveram na Central de Abastecimento para conversar sobre o funcionamento do setor e ver os materiais que são armazenados no local. O município trabalha para evitar que insumos básicos entrem em falta na rede de atendimento, o que costuma ser uma queixa regular dos usuários.

— O CEM Centro é a maior unidade de especialistas do município. A estrutura do local passou por reforma, e agora pessoas já estão se sentindo mais acolhidas. Na CAF conseguimos ver a retaguarda da saúde. Temos uma grande central de abastecimento que leva medicamentos para os cinco distritos sanitários e não deixa faltar medicamentos nos postos. Nosso almoxarifado central guarda seringas, cateteres, bolsas, dispensação de leites, fraldas etc. No geral, o abastecimento é muito necessário para acolher os moradores — resume o secretário Glauco Fonseca.

Prefeitura entrega reforma da ESF do Pontal
No início do mês, a prefeitura fez a entrega da reforma do posto Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Pontal. Apesar de ser uma unidade pequena, a ESF do Pontal é o principal posto de atendimento público do bairro. O local passou por readequação dos cômodos e também terá uma recepção com sala de espera mais confortável, além do consultório reformado.

A ESF conta agora com uma copa, sala de vacina e sanitários também reformados. Além disso, recebeu nova cobertura, pintura e pastilhamento. A ESF do Pontal oferece vacinação, preventivos, testes rápidos e atendimento médico e de enfermagem.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome