Paraty quer aproveitar iniciativa para defesa da economia do mar | Foto: Divulgação/PMP

O prefeito Luciano Vidal (MDB) e a equipe da secretaria municipal de Pesca acompanharam na segunda-feira, 19, uma visita técnica do Sebrae para avaliar o projeto de algicultura (criação de algas) com o qual a cidade de Paraty concorre ao prêmio nacional de ‘cidade empreendedora’. Foram realizadas visitas às fazendas marinhas na Ilha do Algodão, na praia Saco da Velha.

Na visita técnica, as equipes estiveram também na região do São Gonçalo, na área comunitária da família Aires, onde foi feita uma degustação com frutos do mar e algas. Os envolvidos na iniciativa fizeram uma demonstração sobre o potencial de uso de produtos artesanais a partir da alga, outra possibilidade de expansão da chamada economia do mar em Paraty. As condições do mar da cidade favorecem o desenvolvimento de fazendas marinhas deste tipo.

O projeto de algicultura já recebeu um investimento de R$ 400 mil da prefeitura paratiense para a instalação das fazendas, também sendo o resultado de parcerias estabelecidas desde o ano passado com a Universidade Federal do Rio (UFRJ), Fundação de Pesca do Estado do Rio e a Colônia dos Pescadores da cidade.

(*) Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 424)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.