Chuvas devem causar alagamentos e risco de deslizamentos no estado | Foto: Agência Brasil

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um aviso de chuvas fortes para esta quinta-feira, em todo estado do Rio, e alerta que a previsão é de que os temporais possam atingir o nível ‘muito forte’ na sexta-feira, 22. Diante da promessa de chuva fora do comum, organizações e prefeituras estão se mobilizando para prevenir uma catástrofe.

A intensidade da chuva pode fazer com que os acumulados superem os 200 milímetros em 24 horas, volume que pode causar grandes transtornos à mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos, informa o Centro de Monitoramento.

Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Uma chuva de 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade no intervalo de 24h. Os índices pluviométricos poderão chegar a até 49,9 milímetros por hora já nas próximas horas, e ultrapassar os 50 milímetros por hora na madrugada da sexta, 22.

O temporal deve ser acompanhado de raios e rajadas de ventos moderados a fortes.

Angra se prepara para acumulados de chuva
Em Angra, equipes da prefeitura realizaram reunião para revisar o plano de respostas rápidas às chuvas intensas que estão previstas. Profissionais da administração municipal estão mobilizados em toda cidade, principalmente na Defesa Civil e nas secretarias de Desenvolvimento Social, Obras e Serviços Públicos, além do Desenvolvimento Regional, Segurança Pública, Saúde e Educação. As empresas Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, e CCR RioSP, que administra a rodovia Rio-Santos, também foram convocadas para debater ações imediatas em caso de temporal grave.

Equipes estarão em prontidão para abertura de pontos de apoio e abrigos públicos; para ações de assistência social e fornecimento de ajuda humanitária; e pelos serviços públicos, com equipamentos para ações emergenciais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de chuvas fortes em todo o estado do Rio, incluindo a Costa Verde e Sul Fluminense, de hoje até o fim de semana. Podem ocorrer chuvas com volumes e acumulados muito altos e ventos de intensidade forte.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.