Motoristas e profissionais que atuam no setor de transporte por meio de aplicativos em Angra dos Reis tiveram encontro nesta quinta-feira, 4, com a prefeitura para debater a regulamentação do serviço. O município argumenta que está ‘dialogando’ com os profissionais para ajustar pontos de um decreto já publicado e que regulamenta este tipo de transporte no município.
A discussão foi conduzida pelo próprio superintendente de Segurança e Trânsito, Ricardo Ferreira, e reuniu uma comissão eleita dos motoristas de aplicativo e nove dos quatorze vereadores de Angra dos Reis, inclusive a líder do Governo, Luciana Valverde (MDB), além de Gabi Carneiro (PP) e Dudu do Turismo (PSD), que, em plenário há alguns dias, se posicionaram mais fortemente em defesa da categoria de trabalhadores.
—Depois de ouvir alguns motoristas de aplicativo, houve avanço no diálogo e concluímos que serão feitas alterações no decreto que regulamenta a categoria no município — resumiu a vereadora Luciana Valverde.
A vereadora Gabi Carneiro já havia pedido que o governo municipal sustasse a eficácia do decreto para não prejudicar os serviços e argumentando que havia pontos polêmicos na resolução. O argumento dela, portanto, prevaleceu.
No encontro desta quinta, novos questionamentos foram levantadas e alguns pontos voltaram a ser discutidos, como o tempo de vida útil dos veículos. Chegou-se ao consenso de seguir o que determina cada plataforma da qual os motoristas fazem parte.
Já sobre o airbag, será seguida a Legislação Federal, onde desde 2013 o equipamento tornou-se obrigatório em todos os automóveis. As respostas para questões que ficaram em aberto serão providenciadas para o próximo encontro, agendado para a semana que vem. – O diálogo com a prefeitura está acontecendo, todo mundo está sendo ouvido e estamos repassando tudo o que a prefeitura está pedindo para todos os motoristas. Graças a Deus eles estão sendo pacientes com a gente também e acatando as nossas ideias – destacou Matheus Bertoldo, um dos membros da comissão que representa os motoristas de aplicativo.
Fotos: Wagner Gusmão | PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais: