Obra inclui toca do madeiramento secular da construção | Foto: Luis Lara/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis está financiando obras de reforma e revitalização na igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Centro da cidade. A construção foi erguida no século XVII e um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade.

A secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está fazendo a recuperação estrutural do telhado, com troca de madeiramento, telhas e forros, além da reestruturação da cobertura. A igreja também receberá nova pintura. Os serviços estão sendo realizados com respeito às características centenárias do espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

— A estrutura da igreja estava comprometida pela ação do tempo, e essa obra vai evitar que se deteriore cada vez mais. A igreja é um patrimônio imensurável da cidade e deve ser preservado — destaca o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.

A Ordem Terceira do Carmo, associação religiosa mais antiga em Angra, tem 400 anos de existência. Em 1593, os frades carmelitas chegaram à cidade e iniciaram as obras de construção do convento do Carmo. Trinta anos depois fundaram a Ordem Carmelita, iniciando os trabalhos de evangelização e assistência social. Atualmente, a associação encontra-se instalada na igreja da Ordem Terceira do Carmo, onde mantêm suas obras sociais e obrigações religiosas.

(*) Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Angra.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.