Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, em evento na Baixada | Foto: Secom/PR

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), encaminhou ao Ministério da Educação, um pedido formal para que a cidade fluminense ganhe também um campus do Instituto Federal de Educação do Rio (IFRJ), a exemplo dos que foram anunciados pelo presidente Lula esta semana em Belford Roxo, na Barra da Tijuca e no Complexo do Alemão, no Rio. Vidal esteve com o próprio Lula em um dos eventos da maratona do presidente na capital e fez a solicitação também pessoalmente.

— Paraty tem cerca de 45 mil habitantes e a juventude constitui parcela significativa da população. A cidade é patrimônio da Unesco pela Cultura, Biodiversidade e cidade criativa pela Gastronomia — lembra o documento da prefeitura paratiense.

Durante os eventos no Rio, Lula informou que a meta do governo federal é abrir mais 500 campus de Institutos Federais de Educação em todo o país. Na Costa Verde fluminense as únicas instituições federais de ensino são o Cefet e o campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), ambos em Angra.

Desde o ano passado, a prefeitura de Paraty tem parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro ofertando cursos gratuitos de formação nas áreas de condutor de cultura, assistente administrativo, cuidador de idosos e organizador de eventos. A intenção de Vidal é ampliar o número de cursos e de vagas. Para concretizar a parceria, o município ofereceu uma área pública com quase 5 mil metros quadrados para a implantação do espaço educacional.

— Disponibilizo terrenos públicos para a construção do campus. Áreas que foram avaliadas quanto à localização, locomoção e infrestrutura — informa Vidal.

Vidal e Lula em evento no Rio | Foto: Divulgação

O prefeito registrou o encontro com Lula e outras autoridades federais também em suas redes sociais.

— Na minha conversa com o presidente Lula, falei sobre a construção de uma unidade do campus avançado do IFRJ, uma iniciativa que vem sendo articulada por mim e pela secretária de Educação Gabriela Gibrail, vereadora Flora Salles, juntamente com no Ministério da Educação e com a ajuda do secretário nacional de Articulações Políticas, André Ceciliano e o reitor do IFRJ, Rafael Almada — garantiu o prefeito.

Ele também disse ter pedido ao deputado federal Lindbergh Farias (PT/RJ), a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões do Ministério da Integração para obras de recuperação da estrada de Trindade.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.