Reunião com técnicos da Enel foi realizada no Rio de Janeiro | Foto: Reprodução

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), fez nova incursão de cobrança de investimentos da distribuidora de energia Enel durante encontro com diretores da empresa no Rio de Janeiro, na semana passada, intermediado pela subsecretaria de Estado de Energia do Rio.

Vidal foi recebido na sede da empresa, no Rio, para discutir detalhes de um possível Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no valor de até R$ 30 milhões. A proposta feita à empresa para assegurar estes investimentos será apresentada em audiência pública nesta terça-feira, 12.

De acordo com a prefeitura paratiense, caso a Enel não cumpra o acordo judicial assinado pela própria companhia, há risco de multa no valor de R$ 300 milhões.

— Parte do investimento proposto pela concessionária será aplicado na implantação de uma linha de transmissão com início no Parque Mambucaba até a subestação de energia no bairro Corumbê. Essa medida, aprovada previamente pelo conselho da Enel, também foi consentida entre as partes envolvidas e trata-se de um projeto que há mais de décadas a gente vinha reivindicando — postou Vidal em resumo do encontro nas suas redes sociais.

A reunião teve a presença de quatro diretores da Enel Rio: José Luís Salas (de Operações), Ana Teresa Raposo (Mercado), Andréia Câmara Andrade (Relações Institucionais) e Frederico Saad Peixoto (Operações polo Sul).

Além das mudanças na fiação, Vidal propôs outras ações em conjunto com a prefeitura, incluindo a execução de obras e melhorias no manejo e poda de árvores, além do mapeamento de equipamentos de consumidores danificados por falta de eletricidade e ressarcimentos. O prefeito previu que as localidades com acesso apenas marítimo e com formato de distribuição diferenciada, afastadas do Centro serão alcançadas também pelos investimentos.

— As comunidades costeiras que não têm linha convencional, como a Juatinga, Saco Claro, Saco da Sardinha, Sumaca, por exemplo, que ainda não receberam placa solar, estão na discussão de Ajustamento de Conduta — afirmou o prefeito.

Em benefício do município, entre as contrapartidas da Enel para a cidade estaria a criação de um projeto de troca de postes com fios no Centro Histórico, a serem substituídos pelo cabeamento de energia subterrânea.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.