Rampa metálica já foi instalada no local do acesso à igreja | Foto: Reprodução

A Igreja Matriz no Centro de Angra dos Reis passou por uma intervenção para assegurar acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. A obra está praticamente concluída e obedece a exigência relacionada às normas técnicas de acessibilidade, por meio de uma estrutura metálica com piso e guarda corpo, possibilitando aos cadeirantes, deficientes de baixa mobilidade, idosos e deficientes visuais acesso à igreja a partir do Largo da Matriz.

Como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), não foi possível fazer a obra com modificações no piso e estrutura original da construção, tendo sido executada com a estrutura metálica externa, mantendo o bem tombado intacto.

A empresa responsável pela obra está concluindo a pintura para, em seguida, instalar o piso de sinalização e alerta aos deficientes visuais. Como o Largo da Matriz tem acesso pelas ruas laterais, serão destinadas vagas de estacionamento a pessoas com deficiência (PcD) no percurso da rua da Conceição.

A prefeitura de Angra investiu R$ 60,1 mil na construção e instalação da rampa e promete outras intervenções semelhantes para a acessibilidade da igreja de Nossa Senhora do Carmo, também no Centro de Angra.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.