Agentes da PF e da CGU cumprem 27 mandados | Foto: Agência Brasil

Pelo menos dois endereços em Angra dos Reis foram alvos de mandados de busca emitidos pela Justiça no âmbito de investigação da Polícia Federal (PF) para apurar suposto favorecimento em contratos na área de saúde com uma cooperativa de trabalho. O alvo principal da investigação seria um contrato da cooperativa com o prefeitura de Duque de Caxias. O ex-prefeito da cidade, Washington Reis (MDB), teve a casa visitada pelos agentes da PF.

Além da Polícia Federal, a Operação Anáfora tem apoio da Controladoria Geral da União (CGU). Os contratos na área de saúde em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e nas outras cidades evolvidas indiretamente somam o valor total de R$ 563,55 milhões em pouco mais de dois anos.

Cerca de 130 policiais federais e agentes da CGU cumprem 27 mandados de busca e apreensão em Caxias, Maricá, Angra dos Reis, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu e na capital. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

De acordo com as investigações, iniciadas em janeiro deste ano, a cooperativa pertence a uma organização criminosa estruturada e complexa, que vem operando no Estado, praticando corrupção com desvio de recursos públicos, em especial na área da saúde. Os mandados de busca e apreensão são contra empresários, interpostos (‘laranjas’), operadores financeiros e possíveis líderes do esquema.

O nome da operação faz referência à figura de linguagem que utiliza a repetição de uma palavra em frases seguidas, para enfatizar o termo. Da mesma forma, a organização criminosa investigada repetia o modus operandi na constituição de empresas geridas por laranjas ou para fazer contratos com órgãos públicos.

Defesa — Candidato a vice-governador na chapa de reeleição do governador Cláudio Castro (PL), Washington Reis confirmou, em nota, ter sido visitado pelos agentes da PF. Reis informou que os agentes tinham “mandados de busca e apreensão em uma investigação sobre um suposto favorecimento em contratos de uma cooperativa de trabalho”. Washington destaca que atendeu aos policiais e se colocou à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários.

Foto: Agência Brasil

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/gastos-de-angra-durante-a-pandemia-continuam-sob-suspeita/

1 Comentário

  1. A decepção é grande muito grande! Em ANGRA dos Reis! Os políticos faz o que bem quer ! Desvio de dinheiro público, obras com valores faraonicos, e Ninguém é investigado por estas atitudes! E o povo sofrendo por falta de medicamentos básicos, nos postos de saúde. Isto é uma vergonha uma falta de respeito com a população de ANGRA.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome