Promessa de despoluição da praia do Anil já tem mais de 20 anos | Foto: Arquivo

A prefeitura de Angra dos Reis tornou público hoje que seu Serviço de Água e Esgoto (Saae) pretende realizar, no final de setembro, uma licitação visando a contratação da obra de esgotamento sanitário da praia do Anil, no Centro, um dos principais cartões postais do município. A obra de despoluição da praia já foi iniciada e paralisada pelo menos três vezes nos últimos 20 anos.

De acordo com a autarquia municipal, desta vez, o valor do empreendimento será de quase R$ 8 milhões, com prazo máximo de execução de seis meses. A licitação será no próprio Saae, em 26 de setembro.

O presidente do Serviço, Alexandre Giovanetti, destacou que esta seria uma primeira etapa de uma ação efetiva de limpeza da praia e saneamento de toda a bacia da área central da cidade, iniciando, claro, com o fim do descarte do esgoto que chega ao mar pela rede de drenagem no canto da praia. 

— Vamos fazer a coleta deste canal de escoamento de águas pluviais, em tempo seco, e conduzir os efluentes para a praia da Chácara para tratamento. Ou seja, quando não estiver chovendo ou esta chuva for fraca, as águas pluviais misturadas ao esgoto serão bombeadas para a estação de tratamento já construída ao lado da rodoviária — explicou Giovanetti.

Estão previstas ainda a construção de uma estação elevatória na praia do Anil, e uma nova estação de tratamento na praia da Chácara. A tecnologia de tratamento será por flotação e ar dissolvido, garantindo a eficiência desejada para o descarte posterior no ambiente, com capacidade tratamento de 75 litros por segundo.

Além da obra de saneamento, a prefeitura de Angra afirmou que está preparando também um projeto de urbanização para a praia do Anil.

Foto: Arquivo

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/centro-de-angra-recebera-12-paradas-de-transatlanticos-no-proximo-verao/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome