Paraty recebe no próximo final de semana, a segunda edição do Circuito Sesc Jazz & Blues, marcado para os dias 2 a 4 de junho. Grandes artistas internacionais e nacionais farão shows gratuitos em palcos na Praça da Matriz e próximo ao Sesc Santa Rita, no Centro Histórico. O saxofonista e trompetista multi-indicado ao Grammy, Bill Evans; o guitarrista e pianista americano de jazz fusion, Stanley Jordan, além da banda brasileira JAMZ, ganhadora do Prêmio da Música Brasileira e indicada a dois Grammy Latino, são algumas das 12 atrações que se apresentarão na cidade. Os horários do festival serão intercalados para que o público, estimado em 25 mil pessoas, possa desfrutar e curtir todos os espetáculos.
A abertura do festival será no palco Matriz, às 20h30, na sexta, 2, com a banda JAMZ, que lançará seu novo trabalho que resgata raízes do R&B e soul music. Para os shows do Circuito Sesc Jazz & Blues, a JAMZ propõe um repertório com releituras de grandes clássicos que influenciaram a sua formação, além de canções autorais. Na sequência, se apresenta a banda holandesa ‘The Jig’, que cria um novo funk sound instrumental com elementos de afrobeat, soul, rhythm’n’blues e uma atitude rock’n’roll renovada.
Para encerrar a noite do primeiro dia, a eleita ‘Chicago Blues Diva of the Year’, Laretha Weathersby, que cantará clássicos tradicionais do blues, com uma presença de palco dinâmica e efervescente.
No sábado, 3, a programação começa às 15h30, no palco Sesc Santa Rita, com o talento local Moreira Junior Jazz. Às 17h, Laretha Weathersby retorna ao evento. Já a partir das 20h30, Bill Evans and Vansband, a principal atração do Circuito Sesc Jazz & Blues, sobem ao palco Matriz para explorar uma variedade de configurações musicais muito além dos limites do jazz tradicional. Aos 22 anos Bill Evans foi escolhido por Miles Davis para desempenhar um papel fundamental na sua célebre banda de retorno, tornando-se ‘o braço direito’ de Miles.
Depois dessa explosão de ritmos, quem se apresenta é o americano, gênio da Jazz Guitar, Stanley Jordan, que também é guitarrista e pianista. Com seu trio, em que Dudu Lima faz o baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless, Stanley interpreta clássicos da música brasileira, standards de jazz, releituras dos Beatles, Led Zeppelin e músicas próprias.
Para encerrar a noite de sábado, o cantor e gaitista de soul-blues americano, Alabama Mike, que já venceu o prêmio “Blues Artist Of The Year”, da “Bay Area Blues Society” e foi indicado ao “Blues Music Awards”, na categoria “Male Artist of The Year”, também faz show no Palco Matriz.
No último dia de programação, os shows acontecem também nos dois palcos. A partir das 15h30, se apresenta o duo Manu Cavalano e Franco Lorenzo Instrumental. Após, o espetáculo fica por conta do gaitista brasileiro Jefferson Gonçalves Band, com participação especial do guitarrista Fernando Magalhães, do Barão Vermelho.
À noite, no palco Matriz, às 20h15, os brasileiros Joabe Reis Sexteto, reverenciando o jazz, neo soul, funk e o pop. Fechando a programação, a Orquestra Voadora, com sua alegria e irreverência, a partir das 22h30 vai interpretar o jazz que vem encantando os maiores festivais do mundo.
— O Circuito Sesc Jazz & Blues é uma iniciativa que reforça a vocação do estado do Rio de Janeiro em promover grandes eventos musicais. O diferencial é que toda a programação ocorre fora da capital fluminense. Teremos um total de 95 shows, ao longo dos próximos dois meses — ressalta Stenio Mattos, responsável pela produção do Festival.
Maior circuito musical do gênero no país, o 2º Circuito Sesc Jazz & Blues contribui para incentivar o turismo e aquecer a economia das cidades, fomentar a cultura no estado, gerar empregos, fortalecer os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais. A programação é toda gratuita e reúne 11 atrações internacionais, 10 artistas nacionais, 18 artistas locais e 12 workshops. No Instagram, o perfil @circuitosescjazzeblues, e no site estão disponíveis as informações completas sobre o evento realizado em seis cidades do estado do Rio de Janeiro, até julho.
A abertura do 2º Circuito Sesc Jazz & Blues foi em Búzios (26 a 28 de maio). Na sequência, Paraty (2 a 4 de junho), Rio das Ostras (8 a 11 de junho), Niterói (16 a 18 de junho), Casimiro de Abreu (14 a 16 de julho) e Barra do Piraí (21 a 23 de julho). A entrada é franca.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.