Mata atlêntica é o principal bioma do Estado do Rio | Foto: Agência Brasil

A secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) celebraram na terça-feira, 30, o Dia da Mata Atlântica, com evento na Área de Proteção Ambiental (APA) da bacia do Rio Macacu. Na ocasião, o Estado lançou o projeto ‘Somos Todos Mata Atlântica’,envolvendo órgãos ambientais estaduais em prol da preservação do principal bioma do estado.

— Não mediremos esforços para alcançar cada vez mais. Temos diversos números que são motivos de celebração, mas temos muito trabalho pela frente e, no que depender dos órgãos ambientais estaduais, não faltará dedicação e investimento para proteger nossa casa comum — afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha, na abertura do evento.

Entre as iniciativas anunciadas esteve o lançamento do projeto ‘Conhecer para conservar’, que tem como objetivo divulgar espécies de fauna e de flora endêmicas e ameaçadas de extinção de diferentes regiões do território fluminense. O projeto visa conscientizar a população de cada local a respeito da biodiversidade, a fim de colaborar para sua preservação.

O primeiro município contemplado pela iniciativa será a cidade de Cachoeiras de Macacu, com as espécie anta (Tapirus terrestris), maior mamífero terrestre da América do Sul, e a espécie de flora Begônia lunaris – esta exclusiva da região de Macacu e Guapimirim.

Os organismos do Estado também apresentaram outras ações já em atividade em prol da recuperação e conservação da Mata Atlântica, como o Florestas do Amanhã, o ICMS Ecológico e a atuação das 39 unidades de conservação administradas pelo Inea/RJ.

— Hoje é um dia de comemoração e de reconhecimento do que ainda precisa ser feito. A Mata Atlântica é um bioma que requer a união de todos os atores interessados para garantir sua proteção e, consequentemente, nosso bem-estar e o das próximas gerações — pontuou o presidente do Inea/RJ, Philipe Campello.

O lançamento do Portal da Restauração Florestal Fluminense, para monitoramento de todas as iniciativas do gênero no território do estado, além da abertura do edital de seleção de projetos de restauração no âmbito do programa Florestas do Amanhã, com investimento de R$ 25 milhões, e o lançamento do Catálogo das Unidades de Conservação Municipais também integram as novas novidades estratégicas para manutenção do bioma.

Como forma de encerramento, os presentes realizaram um plantio de mudas nativas na APA da Bacia do Rio Macacu, além de uma visita técnica na Fazenda do Carmo, para conhecer as ações de restauração promovidas pelo programa Florestas do Amanhã no local, e na Reserva de Patrimônio Particular (RPPN) Reserva Ecológica de Guapiaçu, para entender sobre a reintrodução e o monitoramento de antas no território da região.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome