Em Paraty, cortejo percorre ruas do Centro Histórico | Foto: Reprodução

As cidades de Paraty e Angra dos Reis terão celebrações e atos religiosos em comemoração à passagem do dia de Iemanjá (Yemoja), orixá feminino cultuado em religiões de matriz africana como o candomblé e a umbanda. Em Paraty a comemoração será no dia exato em que se comemora a data, 2 de fevereiro, estendendo-se até dia 3. Em Angra, o evento principal será no dia 4.

Conhecida como ‘Rainha do mar’, Yemanjá será homenageada na Cidade Histórica com dois dias de programação contendo apresentações culturais, cortejos em terra e marítimo e show musical. A festa, já tradicional e incluída no calendário cultural da cidade há alguns anos, promete ser uma celebração da espiritualidade, cultura e gastronomia dos cultos afro-brasileiros. A festa de ‘Yemonjá’ em Paraty acontece desde 2016 em parceria com entidades e terreiros da religião de origem africana.

Paraty utiliza a grafia ‘Yemonjá’ em referência ao idioma Yorubá, proveniente da região noroeste da África, onde Iemanjá é essencialmente cultuada. O termo original “Yéyé Omó Ejá” pode ser traduzido como “a mãe cujos filhos são peixes”. Iemanjá é considerada a mãe de quase todos os orixás, vista como uma generosa protetora dos pescadores.

Programação Festa de Yemonjá/Paraty
Sexta-feira (2 fev) | Dia de Iemanjá
Praça da Bandeira
17h30 – Jongo do Quilombo do Campinho
19h00 – Abertura Oficial
19h30 – Palestra
20h30 – Espetáculo Marítimo

Sábado (3 fev)
Areal do Pontal / Cais de Turismo
7h – Concentração
7h30 – Início do Cortejo em Terra
8h30 – Início do Cortejo Marítimo
10h – Apresentação do Grupo Mutuan

Angra — Em Angra a festa está sendo organizada, em conjunto com líderes de terreiro da cidade. A homenagem será feita no domingo, dia 4, e contará com procissão marítima e rituais no Centro da cidade. A festa irá ocorrer dois dias depois para que os adeptos que trabalham possam participar das atividades culturais e religiosas.

A decisão de fazer a festa de Iemanjá foi anunciada após reunião na Casa Larangeiras com a presença de representantes de oito casas espíritas de Angra. A última festa em homenagem ao dia de Iemanjá na cidade foi realizada em 2014, durante a gestão da ex-prefeita Conceição Rabha (2013-16).

— Desde 2014 não fazemos uma festa para homenagear Iemanjá. Ano passado, no Dia da Consciência Negra, assumi esse compromisso e vamos retomar a comemoração em grande estilo junto com as lideranças religiosas de Angra — disse Andrei Lara.

A programação para o dia 4 de fevereiro será anunciada nos próximos dias. Haverá atividades culturais e religiosas na praça Zumbi dos Palmares, no Centro, com procissão até o cais Santa Luzia e procissão marítima pela baía de Angra, além de oferendas à Rainha do Mar. A festa será encerrada com show musical.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.