Paraty e Angra dos Reis, dois dos destinos turísticos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, começaram a receber esta semana as palestras de engajamento do programa ‘Investe Turismo’, uma ação do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae, destinada a capacitar empreendedores do setor e dar novo dinamismo à atividade na Costa Verde. Em ambos os encontros houve casas cheias de empresários e representantes do trade turístico interessados na oportunidade, cuja maior parte das ações é gratuita.

Em Paraty a reunião foi na Casa de Cultura, com cerca de 80 empreendedores. Em Angra, o auditório do Centro de Estudos Ambientais ficou lotado para acompanhar a apresentação das ações previstas no projeto, com duração inicial até o final do ano. Além da formação dos empresários, o ‘Investe Turismo’ também se propõe a ajudar na construção da marca das cidades frente aos mercados de turismo e na concepção de novos roteiros e atrativos. O engajamento empresarial, portanto, é vital, como destacaram as consultoras do Sebrae.

— Até então, o nosso foco era o desenvolvimento empresarial, mas a partir de agora vamos trabalhar o fortalecimento de Angra dos Reis (e Paraty) como destino turístico, oferecendo para isso todo o apoio necessário à Fundação de Turismo e aos empresários —  explicou Margareth Carvalho (foto), coordenadora de Turismo do Sebrae no Estado do Rio de Janeiro.

Nas duas cidades, a prefeitura é parceria do programa, assim como as entidades empresarias como os Convention Bureau (CVB). O presidente do Angra e Ilha Grande CVB, Ulisses Covas, parabenizou a iniciativa. Quase toda a diretoria da entidade empresarial do turismo nas duas cidades participaram do encontro de apresentação. Entre as ações previstas estão o ‘Lidera Turismo’ (uma agenda estratégica integrada do turismo dos municípios), que já foi realizado em Angra em 2016; um coaching de vendas para o turismo; controles financeiros e formação de preço para o trade turístico e um curso rápido de marketing para empreendimentos turísticos.

Na palestra de apresentação sobre os novos hábitos dos turistas e a modernidade nos negócios, o representante do Rio Convention Bureau, Phillipe Campelo, destacou a importância de os destinos conhecerem bem os seus atrativos, sua forma de comunicarem-se com os clientes e turistas, e os mercados emissores. Ele destacou que na cidade do Rio de Janeiro, mais da metade dos visitantes estrangeiros é oriunda de países da América do Sul, principalmente Argentina e Chile. A comunicação dos destinos Costa Verde com estes mercados e outros em ascensão é vital para a sustentabilidade dos negócios de turismo.

O presidente da Fundação TurisAngra, João Willy, concorda e diz que o ‘Investe Turismo’ é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e a qualificação do setor na região e deve ser aproveitada pelos empreendedores e pessoas envolvidas com a atividade.

— O mais importante é que o projeto será construído com a participação do setor. A gente vive um momento importantíssimo na região, com a conquista do título de patrimônio mundial da Unesco para a Ilha Grande e Paraty. O ‘Investe Turismo’ soma e vem em um momento propício para juntos construirmos um futuro mais forte — destacou Willy.

A participação dos empresários é fundamental, nas duas cidades. Apesar de serem destinos turísticos consolidados, Angra e Paraty têm desafios semelhantes de promoção, infraestrutura, acesso e outros gargalos para o desenvolvimento da atividade turística. O diálogo e a união do trade são fundamentais para enfrentar estas e outras questões.

— A iniciativa vai trazer ações, capacitações, inovação e melhoria de serviços para a Costa Verde, unindo o setor público e a iniciativa privada para preparar e promover a competitividade dos nossos destinos. Este plano de ação não está pronto, nós queremos construí-lo em parceria com os atores do turismo locais — explicou a coordenadora do Sebrae na região, Patrícia Rocha.

Agenda — As reuniões continuam na semana que vem. Em Paraty será na quarta-feira, 24, às 18h na pousada Villas de Paraty. E em Angra, no dia seguinte, na quinta-feira, 25, às 10h, na sede do Sebrae, no Centro, quando acontecerão os oficinas de cocriação do plano de ações. Este será o primeiro encontro do projeto destinado ao levantamento de necessidades e validação do plano de trabalho do programa.

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/informalidade-turismo-angra/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome