Secretários e o prefeito fizeram vistoria no local da obra | Foto: Luis Lara/PMAR

Inclusive antecipando-se ao risco de novos alagamentos e transbordamentos de rios na região do Bracuí, em Angra, a prefeitura angrense acelera as obras de reconstrução de pontos atingidos pelo temporal de dezembro do ano passado, quando centenas de casas foram atingidas. Na segunda-feira, 18, o prefeito Fernando Jordão (MDB) e o secretário de Governo, Cláudio Ferreti, inspecionaram as construções.

A secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas coordena as ações, que incluem a instalação de 7 km de enrocamento de pedras ao longo da extensão do rio Bracuí, nos dois lados das margens, somando 14 km de proteção, com uma altura de 6 metros de enrocamento, estrutura feita com pedras projetadas para proteger taludes e canais contra a erosão ou desgaste causado pela água. A meta é prevenir futuros transbordamentos do rio e a triplicação de sua capacidade de vazão.

— Estamos realizando uma obra muito importante no rio Bracuí com a expertise de engenharia necessária para remodelar a calha, alcançando a redução do leito do rio e sua completa limpeza. Este projeto reflete nosso compromisso em tornar o Bracuí uma comunidade mais segura e protegida — destaca o secretário de Governo, Cláudio Ferreti. 

Parte da obra inclui aprofundar a calha do rio, permitindo que a água flua melhor. Retroescavadeiras estão removendo areia, pedras e lama do fundo do rio para aumentar a profundidade do leito em até 2 metros, o que contribuirá para proteger as margens do rio e as residências próximas.

A reforma da estrada Beira-Rio inclui a instalação de luminárias em postes, melhorando a segurança e a qualidade de vida local. Estão sendo construídas também novas pontes na rua Santa Clara e na Santa Rita 1, juntamente com a instalação de passarelas e a recuperação das vias adjacentes.

— Este é um investimento histórico no bairro. A secretaria de Infraestrutura conduziu estudos detalhados para a recuperação integral da calha do rio, envolvendo desassoreamento e a construção de contenções nas margens. Estamos falando de um esforço que se estende por quase 7 km, representando uma verdadeira transformação e recuperação do bairro — resume o secretário de Obras, Alan Bernardo.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.