Plenário da Assembleia Legislativa do Rio | Foto: Julia Passos/Alerj

Uma nova leva de deputados estaduais toma posse na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) na próxima quarta-feira, 1º. Os eleitos de outubro de 2022 assumirão numa Casa com com renovação de 45,7% e muito mais governista, aliada ao governador Cláudio Castro (PL).

Haverá, no entanto, alguns ineditismos, a começar, claro pelos 32 novatos, que se juntarão aos 38 parlamentares reeleitos, entres estes alguns deixarão a Assembleia no dia seguinte para ocuparem cargos no Estado e prefeituras.

O crescimento da bancada feminina é outro fator relevante. Serão agora 15 mulheres, representando 21,4% do parlamento. Entre elas estarão Índia Armelau (PL), autodeclarada indígena, e Elika Takimoto (PT), autodeclarada asiática.Pela primeira vez também, a Assembleia terá uma deputada que se identifica como transsexual: Dani Balbi (PCdoB), que é doutora em literatura pela UFRJ e professora da Escola de Comunicação Social.

A maior bancada será a do PL, com 17 deputados. Em sequência, vêm a bancada do União Brasil, com oito parlamentares, seguida pelo PT com sete, PSD com seis e PSOL com cinco. O PP contará com 4 parlamentares e o Republicanos e o Solidariedade terão três deputados cada um. Os partidos com dois representantes na Alerj serão o PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Com um parlamentar cada estarão o Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB.

O deputado mais votado foi Márcio Canella (UB), com 181.274 votos, que chega ao terceiro mandato. Outros seis eleitos tiveram votação acima de 100 mil votos: Douglas Ruas (PL); Renata Souza (PSOL); Rosenverg Reis (MDB); Dr. Serginho (PL); Delaroli (PL) e Thiago Gagliasso (PL).

Fotos: Divulgação | Publicado antes na edição impressa (379)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Somos o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/surpresa-apos-empate-rubinho-metalurgico-vai-presidir-a-camara-de-angra/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome