Agentes estão visitando os bairros desde o ano passado | Foto: Divulgação/PMP

Ao contrário do indicador regional do Panorama da Dengue do governo do Estado para a Costa Verde, a secretaria de Saúde de Paraty afirma que o município está com baixo número de notificações de casos da doença e com pouco risco para uma epidemia neste momento. Na comparação com os dados do ano passado (2023), os números da dengue, de acordo com o governo paratiense, indicam estabilidade.

Em todo ano passado, a cidade teve 3.126 casos notificados da doença, com 572 confirmados e doze casos de chikungunya. Este ano, até a semana passada, houve 284 notificações suspeitas de dengue e apenas dezesseis casos confirmados.

Os Levantamentos Rápidos de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizados em outubro do ano passado e em janeiro deste ano também indicaram baixo risco. Os bairros com mais infestação de mosquitos nos levantamentos são a Ilha das Cobras, Mangueira, Condado e Pantanal. Mais da metade dos registros da presença do mosquito Aedes aegypti foram dentro de casas e do comércio.

Apesar do baixo número de casos, a secretaria municipal de Saúde afirma manter as ações de prevenção e conscientização da população, que incluem panfletagens na entrada da cidade e na porta do hospital com orientações para os moradores, passagem regular de carros de som com a campanha ’10 minutos que salvam vidas’ e mutirão de limpeza e checagem de residências em alguns bairros. A cidade espera enfrentar o período de maior incidência da doença sem comprometer a rede de atendimento em saúde com excesso de pacientes com dengue.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.