Cinema da Praça, sede da Mostra e dos debates | Foto: Arquivo/PMP

Paraty vai receber, entre a próxima quinta-feira e o domingo (dias 26 a 29), uma mostra de cinema que vai exibr filmes gravados na cidade nas décadas de 1960, 1970 e 1980. A mostra, com curadoria do cineasta Luiz Carlos Lacerda, será realizada no Cinema da Praça, na rua Marechal Deodoro, n°3, no Centro Histórico. O espaço tem capacidade para 80 pessoas e fica em um sobrado restaurado em 2018. A programação é totalmente gratuita.

Serão exibidos nove longas e quatro curtas, todos gravados em Paraty no tempo em que a cidade viveu seu auge cinematográfico. O evento vai contar com as presenças das atrizes Claudia Ohana e Laura Prado e dos cineastas Bruno Barreto e Walter Lima Jr.

Os filmes foram gravados durante a Ditadura Militar (1964-85) e contou com a participação de moradores da época, que atuaram como figurantes. Como o acesso à cidade era difícil (apenas de barco ou por uma estrada em péssimas condições), nas palavras do curador, Paraty se tornou um ‘doce exílio, um lugar onde a liberdade ainda era possível’.

A abertura do evento será às 18h, na quinta-feira. Após a solenidade, haverá a exibição do filme ‘Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty’. No mesmo dia, o público poderá participar de um bate-papo com convidados, assistir a mais um filme e conferir uma apresentação musical seguida de degustação de cachaças.

Na sexta e no sábado (dias 27 e 28), a mostra começa mais cedo, às 17h. Serão exibidos três filmes e realizadas duas rodas de conversa com convidados. Já no domingo, 29, último dia do evento, também a partir das 17h, o público irá assistir a três curtas e dois longas, além de um encontro com cineastas.

A Mostra de Cinema de Paraty é um desdobramento da exposição ‘Para uma história cultural de Paraty: 1945-2019’, em cartaz na Casa da Cultura até março de 2024.

Programação Mostra de Cinema de Paraty

→ Quinta-feira (26)

18h – Solenidade de abertura e exibição do filme “Vila de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty”, de Pedro Rovai.
18h45 – Cine papo com convidados
19h – Exibição do filme “Como era gostoso o meu francês”, de Nelson Pereira dos Santos
21h – Apresentação musical de Raphael Moreira e degustação de cachaças

→ Sexta-feira (27)

17h – Exibição do filme “Brasil, anos 2000”, de Walder Lima Júnior
18h35 – Cine papo com convidados
19h – Exibição do filme “A Bela Palomera”, de Ruy Guerra
20h30 – Cine papo com convidados
21h – Exibição do filme “O Princípio do Prazer”, de Luiz Carlos Lacerda. Classificação: 18 anos

→ Sábado (28)

17h – Exibição do filme “Ele, o Boto”, de Walter Lima Júnior
18h35 – Cine papo com convidados
19h – Exibição do filme “Azyllo Muito Louco”, de Nelson Pereira dos Santos
20h30 – Cine papo com convidados
21h – Exibição do filme “Gabriela”, de Bruno Barreto. Classificação: 18 anos.

→ Domingo (29)

17h – Exibição dos curtas “O Sereno Desespero”, “O Acendedor de Lampiões” e “Paraty Mistérios”, todos de Luiz Carlos Lacerda
17h50 – Conversas de cinema – O Reencontro de Gerações
19h – Exibição do filme “Mãos Vazias”, de Luiz Carlos Lacerda. Classificação: 18 anos
20h40 – Exibição do filme “Erendira”, de Ruy Guerra. Classificação: 18 anos

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia mais: