Trânsito de navios na região é constante | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Marinha vai apurar as circunstâncias de um acidente que deixou encalhado na baía da Ilha Grande, o navio graneleiro True Conrad, de bandeira da Libéria e com carga de minério da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A embarcação está há uma semana na região de Angra depois de uma pane no tanque de lastro. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no entanto só teria sido notificado da situação na segunda-feira, 15. Técnicos do órgão foram ontem, 16, ao navio para uma inspeção e constataram que não há risco de vazamento do produto e nem de contaminação ao ambiente.

A Marinha abriu inquérito para apurar as causas e possivelmente responsabilizar envolvidos no acidente. Os militares também fizeram inspeção na embarcação. O reparo foi executado e uma nova inspeção nos tanques deve ocorrer na quinta-feira, 18, para então o comandante do navio continuar a viagem em direção a Cingapura.

O incidente mobilizou até o vice-governador do Rio, Thiago Pampolha (PP), que faria sobrevoo ao local onde está o navio, para verificar se teria havido poluição da baía.

Segundo informações publicadas na Imprensa, o navio teria tido um problema na saída do terminal da CSN na baía de sepetiba em Itacuruçá (Mangaratiba), quando teve a avaria no tanque de lastro.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome