Os deslizamentos e mortes em Angra dos Reis acenderam o estado de alerta na cidade de Mangaratiba. Nesta segunda-feira, 8, o secretário municipal de Planejamento da cidade, Hamilton Lemos, reuniu-se com geólogos do Departamento de Recursos Minerais (DRM) da secretaria de Estado de Desenvolvimento e Energia, para buscar soluções no mapeamento das áreas de risco da cidade.

A Prefeitura de Mangaratiba comprometeu-se a adotar já, medidas na prevenção a desastres. O mapeamento das áreas mais vulneráveis será feito por helicóptero. Os geólogos do DRM afirmam que a geografia de Mangaratiba facilita o deslizamento de encostas e que a situação se agrava nesta época do ano em que são constantes as fortes pancadas de chuva.

— Temos o mesmo problema de Angra: área rochosa e fina camada de terra. Ocupações dessas áreas existem há mais de 40 anos. Não há um culpado. Entendemos que o Governo Federal pode nos ajudar. Eu entreguei pessoalmente um documento ao presidente Lula, recentemente, sobre a nossa situação — disse o secretário Hamilton.

Já Claudio Amaral, geólogo do DRM, afirmou que será formado um gabinete de crise, com integrantes das secretarias de Planejamento, Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil. Após a reunião, dois grupos se dividiram e visitaram o Parque Bela Vista e Junqueira. No Bela Vista, cerca de 60 famílias poderão ter de deixar o local, onde o solo não tem resistência.

— O quadro de risco é certo. Mangaratiba está entre os municípios que mais nos preocupam no Estado, mas não há registro de desastre — informou o geólogo Amaral, lembrando que o grupo terá novo encontro em março, para que a Prefeitura possa apresentar um relatório geotécnico da cidade.

Siga o Tribuna Livre no twitter: www.twitter.com/tribunalivre

Com informações da Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome