Alunos de 19 escolas da cidade foram ao primeiro dia da Bienal, no Rio | Foto: Divulgação/PMAR

O primeiro final de semana da Bienal do Livro no Rio contou com as presenças de mais de mil alunos do 5º e 9º anos da rede pública municipal de ensino de Angra dos Reis. Todos receberam um cartão com o valor de R$ 200 para a compra de livros, quadrinhos e jogos educativos nos estandes das editoras expositoras do evento. Além dos alunos, cerca de 500 profissionais da educação, entre professoras, pedagogas e diretoras também foram à Bienal no fim de semana. A Escola Cívico Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, do Frade, foi a única das dezoito escolas presentes a levar estudantes do 5º ao 8º anos, todos com os novos uniformes de gala.

— A Bienal do Livro é um evento fantástico e, sabendo disso, a prefeitura tomou uma atitude inédita, trazendo estudantes e professores para essa grande celebração do conhecimento, da cultura e da educação. Cada professor terá ainda um voucher no valor de R$ 1.000 para aquisição de livros, que são responsáveis por abrir nossas mentes para o mundo — comemorou o prefeito Fernando Jordão (PL), após a abertura do evento.

O estande da secretaria de Educação de Angra terá diversas atividades durante todo a programação da Bienal, incluindo a exposição MindLab – MenteInovadora, contação de histórias, atividades com revistas de ilustração e rodas de conversa, além de oficinas de educação especial. A programação de Angra na Bienal pode ser acessada aqui.

O espaço de Angra na Bienal tem um telão de LED com diversos vídeos de ações e entregas recentes da secretaria, além de uma árvore com livros e área com brinquedos. Apenas as secretarias de Educação de Angra e da cidade do Rio de Janeiro estão com estandes próprios no evento.

— No ano em que a Bienal completa 40 anos, a determinação da prefeitura para que esse sonho se concretizasse foi de extrema importância. Por meio desta ação inovadora, estamos valorizando nossos professores e alunos por meio da promoção da leitura, que é transformadora e modifica vidas. Hoje, temos aqui presentes crianças de vários bairros, como Parque Mambucaba, Sapinhatubas e Ilha Grande. É um dia que elas nunca mais vão esquecer em suas vidas — comentou o secretário de Educação, Paulo Fortunato, no primeiro dia do evento.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome