Mutirão ocorre regularmente na rede pública de saúde de Angra | Foto: Luis Lara/PMAR

Um novo mutirão de cirurgias de catarata em Angra dos Reis atendeu no primeiro fim de semana de setembro, a 272 pacientes operados de forma gratuita em uma carreta adaptada instalada na área do estádio municipal de Angra. Este foi o terceiro mutirão de catarata promovido pela secretaria de Saúde de Angra.

— Os pacientes são atendidos da melhor maneira possível, desde os exames pré-operatórios até a revisão da cirurgia, sempre seguindo todos os protocolos da Vigilância Sanitária. Além disso, temos que destacar a importância do mutirão para que os pacientes possam ser beneficiados com uma visão de qualidade, possibilitando uma melhor qualidade de vida — explica Andrele Ramos, superintendente geral do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ).

Assim como em outros mutirões, o projeto atende a pessoas de diversas partes do município. Hernani de Araújo, 82, por exemplo, é morador da Ilha da Gipoia. No sábado, 2, Hernani ele passou pelo procedimento que devolve a visão após limpeza do cristalino dos olhos, que se torna opaco ao longo dos anos. Logo após a operação, ainda enquanto estava na sala de cirurgia, o paciente já demonstrava satisfação com o resultado.

— A cirurgia foi muito rápida. Só posso agradecer a todos os profissionais que me auxiliaram durante todo o processo — comentou Hernani Araújo à assessoria de comunicação da prefeitura angrense.

Os pacientes atendidos no mutirão passaram pelo médico clínico do Posto de Saúde de suas regiões, que referenciam o caso para o setor de oftalmologia. Após a constatação de necessidade da cirurgia, o paciente entrega referência à Unidade de Saúde do bairro, e aguarda ser chamado. Só este ano, a prefeitura de Angra já atendeu a cerca de 1.000 pacientes.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome