Unidade de educação infantil é a primeira da Ilha Grande | Foto: Wagner Gusmão/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis inaugurou nesta terça-feira, 12, a primeira creche pública da Ilha Grande, na Vila do Abraão, comunidade mais povoada da ilha. Agora, a comunidade conta com uma unidade escolar de educação infantil voltada a crianças de um a três anos. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Vila do Abraão foi inaugurado em evento repleto de autoridades e moradores. A unidade pode acolher a até 160 alunos e já tem 89 crianças inscritas.

O Cemei Vila do Abraão tem seis salas climatizadas, incluindo duas destinadas a berçário, duas para atividades nível I e duas para atividades nível II, todas equipadas com eletrodomésticos e mobiliários, como mesas, cadeiras, ventiladores, ar-condicionado, smart TVs e Wi-Fi. Além das salas com banheiros, a unidade conta com um grande pátio, cozinha e uma lavanderia própria. Cinco professores, uma berçarista, três merendeiras, um zelador e duas pessoas na equipe de direção trabalharão no novo espaço.

— Foi muito gratificante presenciar a emoção da diretora Flora Flores e de toda a equipe que atuará nesta unidade. O comprometimento deles com o futuro das crianças é inspirador. Tenho a certeza de que essas crianças terão os dias mais felizes de suas vidas neste ambiente bem equipado e acolhedor — destacou o secretário de Governo, Cláudio Ferreti.

A unidade se destaca também pela sustentabilidade e possui placas solares para captação de energia. Também foram introduzidos jogos do programa Mente Inovadora, visando o desenvolvimento cognitivo e lógico dos alunos.

— O Cemei Vila do Abraão é uma conquista na segurança alimentar, nos desenvolvimentos físico, cognitivo e emocional das crianças de um a três anos da Vila do Abraão, a partir da oferta de brinquedos modernos, ambientes climatizados, áreas de recreação e os inovadores jogos MindLab. Angra está realizando um grande sonho dos moradores do Abraão — destacou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.

Na semana passada, um gerador de 75 KVA foi levado para a comunidade a fim de atender às duas unidades de educação públicas da Vila: o novo Cemei e a escola estadual Brigadeiro Nóbrega, hoje compartilhada com o município.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.