Rio de Janeiro já tem 10 casos de gripe aviária como trinta-réis-bando | Foto: Wikimedia / Cláudio Dias Timm

O Governo do Estado do Rio teve a confirmação de mais dois casos de Influenza Aviária (H5N1) em aves silvestres migratórias da espécie trinta-réis-de-bando: um na Ilha do Governador, Zona Norte da capital, e outro em Angra dos Reis. Com esses registros, o total de focos subiu para dez. Não há pessoas contaminadas com a doença até o momento.  

As secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e de Agricultura orientam a população a não tocar em aves silvestres com sinais de doença. O cidadão deve ligar 193 ou comunicar imediatamente à unidade da Defesa Agropecuária da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental de seu município. As secretarias emitiram nota técnica aos 92 municípios fluminenses orientando sobre o manejo adequado de aves silvestres, o que só pode ser feito por profissionais habilitados e com uso equipamentos de proteção individual (EPI’s).

A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

Dos dez focos registrados, quatro foram em São João da Barra; dois em Niterói; um em Cabo Frio; dois na cidade do Rio de Janeiro; e um em Angra dos Reis. Técnicos da Vigilância em Saúde do Estado ressaltam que não há motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome