O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), não veio a Angra dos Reis como prometido, mas, por videoconferência, anunciou ontem, 23, novas medidas para enfrentar a criminalidade na cidade. Diante do prefeito angrense, Fernando Jordão (MDB), deputados estaduais e vereadores, Witzel confirmou a intenção de instalar três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no município, beneficiando exatamente as comunidades que hoje mais sofrem com a ação de marginais e facções criminosas. Os bairros Camorim Grande, Frade e Belém serão os beneficiados com o reforço no policiamento. As UPP’s fixam os policiais militares na comunidade e aumentam a vigilância e a sensação de segurança. Para Fernando Jordão foi um grande aceno do Estado na luta que vinha sendo travada solitariamente pelo município, com ações como a compra de viaturas, instalação de câmeras de monitoramento, implantação do Disque-denúncia Angra e a contratação de policiais para o policiamento ostensivo.

— Não tenho dúvidas de que vamos colher os resultados destas ações em breve. Agradeço ao governador Wilson Witzel por esta disposição inédita de dar apoio ao município na área de segurança, como nenhum outro governador fez antes  — afirmou o prefeito, lembrando que o Governo Municipal tem auxiliado o Governo do Estado anunciou, hoje (23), através de videoconferência, a instalação de três Unidades . Elas ficarão nos bairros do Camorim, Frade e Belém, locais que foram escolhidos a partir de dados da Inteligência da Polícia Militar, já que essas localidades têm forte impacto no tráfico de drogas e armas da região.

De acordo com Witzel, em relato aos participantes da reunião, entre eles os secretários de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar, as UPP’s de Angra dos Reis não terão apenas a função de policiamento, podendo atuar também como reforço em projetos sociais nestas áreas. As UPP’s de Angra serão as primeiras no interior do Estado, fora da região metropolitana e Baixada Fluminense. A prefeitura de Angra dos Reis vai apoiar o projeto.

— Estamos projetando um novo modelo para as UPPs, com foco também nos serviços sociais para a população. As unidades de Angra dos Reis serão as primeiras instaladas com esse conceito — afirmou o governador.

Os locais exatos para a construção das unidades ainda não foram definidos. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Fernanda Titonel, disse que a orientação do governador é para que seja resgatada não apenas a segurança em cada área, mas os atendimentos na área de direitos humanos com foco na juventude, emprego e renda para que as comunidades possam inserir pessoas no mercado de trabalho e afastá-las do crime. Para trabalhar nas UPPs, Angra dos Reis receberá mais 120 policiais. A meta é abrir as Unidades já em janeiro do ano que vem.

Batalhão — Além da criação das novas áreas de policiamento, o Estado iniciou uma discussão para transferir a sede do 33º Batalhão da PM, de Mambucaba para a região central. O 33º BPM cuida do policiamento não apenas de Angra dos Reis mas também das cidades de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro. Vereadores presentes ao encontro de segurança demonstraram preocupação de que a retirada do Batalhão de Mambucaba represente risco para a comunidade. O Governo do Estado, porém, garantiu que a área não ficará desprotegida.

— A retirada do Batalhão (daquela área) é estratégica, a partir do momento em que há a necessidade da ampliação do policiamento ostensivo. Mas não vamos deixar o Parque Mambucaba sem policiamento, haverá um reforço lá também. A estrutura que existe lá ficará com uma Companhia — adiantou o coronel PM Figueredo, secretário de Estado da Polícia Militar.

Completando a série de anúncios feitos ontem, 23, o governo estadual também confirmou a vinda de um veículo blindado (‘caveirão’) para a cidade, destinado a ações ostensivas e o início de um treinamento para que os próprios policiais militares possam efetuar o registro de ocorrências sem que seja necessário irem até a delegacia. Com isso os policiais permanecerão mais tempo nos seus  locais de policiamento.

Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Angra.

Fotos: Anderson Tavares/PMAR

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/video-do-governador-acoes-seguranca-angra/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome