Começou na quarta-feira, 20, a sexta edição da FLIM, a Feira Literária de Mambucaba, em Angra dos Reis. Este ano o escritor homenageado é o angrense Raul Pompéia. O objetivo das atividades é desenvolver o turismo, economia e a cultura do bairro, além de incentivar a leitura. A feira foi interrompida em 2020 por conta da pandemia e retomada no ano seguinte, batendo sucessivos recordes de inscritos e visitantes.
Mais de 2.500 crianças devem passar pelo local até domingo, 24, além de um público em torno de 6 mil pessoas em cinco dias de exposição. O evento é organizado pela Associação Cultural Mambucaba Sempre Viva e conta com apoio de parceiros privados e universidades públicas.
Além da homenagem a Raul Pompéia, o evento comemora também os 160 anos de fundação da igreja do bairro, e por coincidência a mesma idade do escritor, se fosse vivo. Entre as atividades o concurso de contos é o mais esperado.
Raul Pompéia nasceu em Angra, no dia 12 de abril de 1863, no bairro Jacuecanga, onde ficou até os 10 anos. Ainda criança se mudou para o Rio de Janeiro com sua família. Fez faculdade de Direito em São Paulo. Em sua trajetória de vida foi jornalista, contista, cronista, romancista e orador. Um escritor brasileiro que pertenceu ao movimento realista e naturalista. Sua obra mais relevante e mais importante do realismo ‘O Ateneu’, foi publicada em 1888, na ‘Gazeta de Notícias’ em forma de folhetins.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.