Ao menos 2 mil trabalhadores atuarão durante a parada | Foto: Divulgação/Eletonuclear

A Eletronuclear iniciará a partir da próxima segunda-feira, 25, a parada de reabastecimento de combustível da usina Angra 2. Cerca de cinco mil outras atividades de segurança também serão realizadas no período, a fim de garantir a alta disponibilidade no próximo ciclo de operação da usina. De acordo com a empresa aproximadamente 2 mil profissionais estarão envolvidos nos serviços a serem realizados. Parte é contratada de forma temporária, o que também injeta recursos novos na economia do entorno da Central Nuclear.

Durante os mais de 30 dias previstos de parada programada, Angra 2 não irá gerar energia, sendo desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os trabalhos ocorrerão 24h por dia, sem interrupções. A manutenção e a inspeção de equipamentos que não podem ser isolados durante a operação da usina, e também a substituição de 52 elementos combustíveis no núcleo do reator serão as atividades principais. Ao todo, a usina abriga 193 elementos combustíveis.

Interior do vaso do reator de Angra 2 | Foto: Divulgação/Eletronuclear

— Todas as atividades são realizadas com precisão e qualidade para manter a confiabilidade de Angra 2. Um empreendimento deste porte só é viabilizado com muito planejamento e dedicação de todas as áreas da Eletronuclear, evitando ainda acidentes de trabalho — pontua o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal.

As principais ações previstas da parada são a revisão do gerador elétrico principal, a inspeção do vaso de pressão do reator e a troca de combustível. Entre os especialistas envolvidos, estarão aproximadamente 1300 pessoas contratadas exclusivamente para as tarefas, 500 empregados da Eletronuclear e 200 estrangeiros.

Já a parada da usina Angra 1 está programada para começar em 28 de outubro com duração prevista de 50 dias. Cerca de um terço do combustível nuclear será recarregado, além da promoção de 4.800 atividades, entre inspeções e manutenções periódicas, e instalações de modificações de projeto.

Além do reabastecimento, destacam-se as tarefas de substituição de barras de controle do reator, manutenção dos transformadores principais e auxiliares, revisão das turbinas de vapor, e inspeção volumétrica na tampa do vaso de pressão do reator.

Para Angra 1, também serão contratadas empresas nacionais e internacionais, que irão disponibilizar 1300 profissionais para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear.

— As paradas ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são organizadas com pelo menos um ano de antecedência, levando em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN — finaliza o superintendente de Angra 1, Abelardo Vieira.

(*) Com informações da assessoria de comunicação da Eletronuclear.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome