Mulheres de Paraty que procurarem o poder público local terão agora um espaço de amparo, acolhida e aconselhamento próprio para tratarem de suas questões. Desde o final de dezembro, a Coordenadoria Especial da Mulher da cidade passou a funcionar num escritório no piso superior da rodoviária. A sede foi entregue por autoridades e pelo prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), numa cerimônia cheia de simbolismos por tratar-se de uma luta e de um pedido antigo dos movimentos de mulheres da cidade.

— A mulher que chegar aqui será acolhida, será ouvida. Estamos muito felizes porque esta é uma conquista coletiva das mulheres de Paraty. Com este espaço teremos uma interligação maior de informações para as mulheres, uma porta de entrada para os serviços públicos — destacou a atual coordenadora da Mulher, Vera Lúcia de Oliveira.

Tanto Vidal como o vice-prefeito Valdecir Ramiro (PP) comentaram que a luta pela defesa de direitos da mulher começou ainda na gestão do ex-prefeito Casé (2013-19), que criou a coordenadoria em 2017, porém sem poder dar a ela a estrutura que era pedido à época.

— Felizmente quis Deus que a gente pudesse agora entregar este espaço para completar o trabalho iniciado lá atrás, quando foi criada a coordenadoria da mulher. Paraty não vai parar e vamos continuar avançando em todas as áreas — comprometeu-se o prefeito Vidal.

Presente ao evento para a assinatura de um protocolo de parceria com a prefeitura, o delegado titular da 167ª DP (Paraty), Marcelo Russo, testemunhou que as ações municipais conduzidas pela prefeitura contribuem muito com a efetividade das ações de segurança na cidade. Ele disse que não é por acaso que os índices de registros de ocorrências e de criminalidade têm tido queda na cidade.

— Eu já estive em várias cidades do Estado como delegado e poucas vezes eu vi uma prefeitura tão compro-metida e com ações tão eficientes como eu vejo aqui em Paraty. Está de parabéns o prefeito e toda sua equipe — disse o delegado Marcelo.

O protocolo assinado por Russo e pelo prefeito Vidal prevê que a prefeitura contra-tará uma atendente feminina para a delegacia a fim de atender exclusivamente ao público feminino. A ‘Sala da Mulher’ na sede da Polícia Civil está sem agente feminina desde a virada do ano, quando houve troca no comando da unidade.

A sede da Coordenadoria conta com psicóloga e assistente social e funciona das 9h às 17h. A construção das políticas de apoio aos direitos das mulheres em Paraty inclui ainda o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, criado agora em 2019, e a lei que instituiu a semana municipal de combate à violência contra a mulher.

Vidal destaca protagonismo das mulheres no secretariado

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), aproveitou a abertura da nova sede da coordenadoria da Mulher para destacar a importância do protagonismo feminino em sua gestão. Uma das características deste protagonismo, segundo ele, é a presença de sete mulheres no alto escalão da prefeitura.

— Nós temos 17 secretarias e sete secretárias, inclusive nas áreas mais importantes como a Saúde e a Educação. Isso para nós é motivo de orgulho porque sabemos da importância das mulheres no comando das políticas públicas — garantiu Vidal.

Algumas das secretárias citadas estavam presentes ao evento como Carla Lacerda (Saúde), Nena Gama (Turis-mo) e Gabriela Gibrail (Educação). Há mulheres também no comando das secretarias de Cultura, da Agricultura e Pesca, na Procuradoria e na Controladoria.

Vidal e o presidente da Câmara, Valceni Sanica (DEM), queixaram-se porém de que no Poder Legislativo não há o mesmo protagonismo visto no Executivo. Desde a legislatura encerrada no ano 2008 que a cidade não tem vereadoras eleitas, algo que pode ser mudado nas eleições de outubro deste ano.

— Eu faço um desafio para que as mulheres passem a se interessar pela política e se candidatem mesmo nas eleições do ano que vem. A cidade precisa desta força extra — provocou o vereador Sanica.

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (Nº 271)

Fotos: Reprodução/PMP

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/vidal-paraty-otimismo-2020/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome