Construção ilegal de casas avança na Prainha | Foto: Divulgação/DD

Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental voltaram à Prainha de Mambucaba, em Paraty, na quinta-feira, 11, e identificaram novamente indícios de desmatamento e construções irregulares no local já chamado de ‘loteamento Sítio do Agenor’, denunciado há menos de um mês pelo mesmo motivo. Os agentes chegaram ao local após terem recebido informações do serviço Disque-Denúncia, por meio do programa Linha Verde (0300 253 1177).

A equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, responsável por averiguar a denúncia, foi ao local, próximo a uma ponte recém reformada pela prefeitura de Paraty e, quando em fiscalização, identificaram uma construção em fase inicial, próximo a um rio, com indícios de movimentação do solo, isso tudo degradando cerca de 260 metros quadrados de área.

Como ocorre em várias ocorrências deste tipo, nenhum responsável pelo crime foi encontrado, tampouco placas indicativas de licenciamento foram observadas. A área é próxima à zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina e está há poucos quilômetros da sede da estação ecológica de Tamoios, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei 9605/98, os policiais da 4ª UPAm procederam à 167ª DP (Paraty), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, com a promessa de que haverá uma perícia futura.

A população de todo o Estado do Rio pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, do Disque-Denúncia, por meio dos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado, que impede a identificação do denunciante.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.