Crianças com síndromes gripais devem ser levadas para a UPA Infantil | Foto: Divulgação/MS

A secretaria municipal de Saúde de Angra emitiu alerta na terça-feira, 3, após registrar aumento no número de casos confirmados de Covid-19 nos postos e unidades de saúde da cidade. A recomendação é reforçar as medidas de prevenção contra a doença, que incluem a lavagem frequente das mãos e o uso eventual de máscaras em locais de concentração de pessoas.

De acordo com o município, a tendência de alta nos casos está sendo observada em várias partes do estado do Rio. Em setembro, dos 267 casos de síndrome gripal que foram testados na rede pública municipal de Angra, ao menos 70 tiveram resultado positivo para Covid.

A recomendação é redobrar as medidas de prevenção e, em caso de febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e coriza (sintomas das síndromes gripais, em geral), procurar imediatamente um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) para fazer o teste rápido de Covid-19. Crianças devem ser levadas à Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA Agda Maria), na Japuíba. O exame RT-PCR, feito com uma espécie de cotonete no nariz, é indicado apenas para casos graves de síndromes gripais.

Quem não tem sintomas e não está com a vacinação em dia deve procurar as Unidades de Saúde da Família (ESF’s) para se imunizar. A vacina é gratuita. As ESF’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h – com exceção das Clínicas da Família do Frade, Parque Mambucaba, do Centro, de Jacuencaga e as ESF’s Camorim e Areal, que funcionam das 7h às 19h.

A vacina também está disponível no Ônibus da Saúde, que visita regularmente os bairros de Angra ofertando diversos serviços de saúde. No dia 7 de outubro, o ônibus estará no Belém; no dia 21, no bairro Areal.

Prevenção — Os cuidados preventivos devem ser tomados por toda a população, incluindo lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% nas mãos e usar máscaras em locais fechados, principalmente se estiver com sintomas. É recomendado, ainda, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter ambientes ventilados e limpos, e isolar pessoas diagnóstico positivo de Covid-19 de cinco a sete dias, ou até o desaparecimento dos sintomas.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome