O Centro Histórico de Paraty recebe neste final de semana de feriado, a nona edição do Encontro de Ceramistas. O evento será concorrente à Semana Santa, que tem vasta programação na cidade entre os dias 13 a 16 de abril. Este ano o Encontro concentra-se na Casa de Cultura de Paraty. O casarão histórico abrigará três exposições, uma instalação e também as palestras, demonstrações, queimas e oficinas do evento. Em paralelo, do lado de fora, uma feira ao ar livre promete ser um dos pontos altos do Encontro que, este ano, ganha a adesão de novos artistas e tem expectativa de receber um grande número de visitantes interessados nas peças de arte e utilitários de excelência em qualidade, beleza e estética.

A conferência de abertura do Encontro de Ceramistas será na quinta-feira, 13, às 20h, no auditório da Casa da Cultura, com a artista argentina Adriana Martinez. Adriana é especializada em técnicas pré-colombianas e traz a Paraty sua intrigante arte de fazer assobios, imprimindo sonoridade à cerâmica, em peças curiosas e delicadas que ela chama de ‘assobios de água’. As exposições que fazem parte da programação serão abertas em seguida, às 21h.

Exposições – Na sala Samuel Costa, exposição de peças do acervo do Instituto Arte 4, representativas de obras de artistas célebres da cerâmica contemporânea e da história do Encontro de Ceramistas em Paraty. São eles, Adriana Martinez, Alberto Cidraes, Alina Fonteneau, Heloísa Alvim, Magela Borbagatto, Maneno Ceramista, Mario Donadio, Patrício Cordeiro, Rodrigo Saramago, Sérgio Amaral, Silvia de Bock, Tácito Fernandes, Tino Sartori, Toshuyuki Ukeseki e Wandecok Cavalcante.

Na sala Dona Geralda, exposição de peças utilitárias feitas por ceramistas da cidade até 7 de maio. E no Salão Nobre, 39 ceramistas de Paraty vão expor seus trabalhos e apresentam a instalação “O Jardim”, com montagem do artista plástico Milton Mota. Peças que ficarão em exposição até 9 de julho.

Cursos – Durante o Encontro, oficinas dirigidas a adultos e crianças acontecerão na Casa da Cultura, entre elas a oficina de modelagem, com Tonia do Embu, oficina de utilitários, com Lulu Silva Telles, e oficina de escultura, com Rodrigo Saramago. Entre os dias 14 a 16, no Ateliê do Dalcir, curso de instrumentos musicais com a ceramista argentina Adriana Martinez.

O evento ainda terá mostra com o artista Leí Galvão, da cidade de Cunha/SP e na técnica do torno coreano, com Alberto Cidraes, e escultura em argila, com Patrício Cordeiro. A feira ao ar livre começa na sexta, 14 e vai até domingo, das 10 às 21 horas, na sua Samuel Costa, no trecho da Casa da Cultura, com barracas e venda de peças de diversos artistas, em diferentes linguagens – esculturas, utilitários, bijuterias e outras.

Fotos: Divulgação

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Veja como assinar em http://www.tribunalivreangra.com.br/novotribuna/assine/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome