Uma audiência pública promovida pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi sediada em Angra dos Reis, na última sexta-feira, 9. O objetivo do encontro, que aconteceu no Centro Cultural Theophilo Massad e reuniu representantes de várias vertentes culturais, foi conhecer as demandas da Costa Verde.

Vários depoimentos e experiências foram transmitidos ao presidente da Comissão, deputado estadual Eliomar Coelho (PSOL). O secretário-executivo interino de Cultura e Patrimônio, Wagner Dias, participou do evento e também fez um resumo dos avanços da cultura em Angra dos Reis, citando o resgate do Conselho Municipal de Cultura e a criação do Fundo Municipal para o setor, que já está com projetos avançados.

As solicitações e sugestões de gestores, atores etc. giraram em torno, principalmente, da desburocratização. A diretora/presidente do Coletivo Mulheres Negras e Amigas da Raça Brasil, Cristina Moraes, foi uma das pessoas que reclamou do excesso de burocracia para se ter acesso a verbas externas.

– Queria que os editais fossem mais simples, mais claros – sugeriu a diretora/presidente do coletivo.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Andrei Lara, fez outra sugestão para um maior desenvolvimento do segmento na região. Ele sugeriu que fosse criada uma comissão para a realização de um Fórum de Cultura da Costa Verde.

– O objetivo do fórum é constituir uma rede formada por gestores, técnicos, produtores e criadores culturais, grupos artísticos locais, etc., além de estimular o debate e a ação cultural, propondo políticas culturais, ampliando e também democratizando a ação do governo estadual na região – explicou Andrei.

 

 

 

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome